UESPI

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Alunos de Pedagogia promovem o projeto “Ciência para a Vida” em escolas municipais de Picos

Por Davi Petrola

Estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Professor Barros Araújo, estão implementando o projeto Ciência para a Vida. A iniciativa, que faz parte da disciplina de Ciências Naturais: Conteúdo e Metodologia, leva temas científicos a escolas municipais por meio de atividades lúdicas voltadas para crianças. O projeto busca introduzir tópicos como saúde, natureza, animais e preservação ambiental nas primeiras etapas da educação infantil, visando desenvolver a consciência ambiental desde cedo.

A professora responsável pelo projeto, Fabrícia Gomes, explica que, para facilitar a absorção dos conteúdos, são utilizados métodos lúdicos, como brincadeiras, jogos e contação de histórias. “Acreditamos que é essencial para a formação das crianças que esses temas sejam abordados, mesmo que de forma lúdica, desde a pré-escola”, afirma. Com essa abordagem, assuntos complexos tornam-se acessíveis, e o aprendizado, mais eficaz.

O projeto não apenas explora temas de ciências naturais, mas também trabalha questões relevantes para o contexto local, como as queimadas que afetam a região. Nessas atividades, as crianças são incentivadas a compartilhar com suas famílias o impacto ambiental das queimadas e a importância de economizar água nas atividades do dia a dia.

Os alunos que participam da iniciativa escolhem voluntariamente as escolas onde atuarão, geralmente optando por aquelas onde já realizam estágio, o que facilita a integração com a comunidade escolar. Até o momento, o projeto foi realizado em três escolas, com quatro intervenções em uma delas, e duas em outra. A próxima atividade está prevista para ocorrer no dia 4 de novembro, em uma nova escola municipal.

Destacando a importância de estimular a curiosidade natural das crianças, a professora explica que esse traço é também uma característica científica. “Elas fazem muitas perguntas, querem saber o ‘porquê’ de tudo, o que é algo que também define o cientista, alguém movido pelo desejo de entender e explorar o mundo. Então, é muito natural que comecemos a trabalhar ciências desde cedo”, conclui.

Confira aqui a galeria de fotos do projeto.