UESPI Participa do I Encontro Regional de Ouvidorias Sociais do Nordeste

Por: Eduarda Sousa

A Ouvidoria da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), representada pela Profa. Dra. Beneilde Cabral Moraes, participou do I Encontro Regional de Ouvidorias Sociais do Nordeste, realizado nos dias 11 e 12 de junho. O evento, que reuniu participantes dos estados do Piauí, Ceará e Maranhão, teve como objetivo promover a troca de experiências e fortalecer os mecanismos de ouvidoria no âmbito da assistência social.

Entre os participantes estavam Eliana Pinto, Ouvidora-Geral do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS); Antônio Parente, Ouvidor do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará; Regina Sousa, Secretária de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos do Piauí; e Aloísio Carvalho, Secretário de Estado Chefe da Controladoria e Ouvidoria-Geral do Ceará.

Outros nomes importantes também estavam no evento, como Raul Mochel, Secretário de Estado de Transparência e Controle do Maranhão; Paulo Casé Fernandes, Secretário de Estado do Desenvolvimento Social do Maranhão; Prof. Dr. Raimundo Dutra, Ouvidor-Geral do Estado do Piauí; Dra. Carla Yáscar, Defensora Pública Geral do Estado do Piauí; Prof. Dr. Rubens Pinto Lyra, cientista político e escritor; e Prof. Dr. José Inácio Jardim Motta, pesquisador da FIOCRUZ. Ouvidores setoriais, representantes governamentais, membros da sociedade civil e acadêmicos também marcaram presença.

O encontro visou à construção da Carta Teresina, um documento destinado a apoiar a estruturação e consolidação do Sistema Nacional de Ouvidorias da Assistência Social. Durante o evento, diversos painelistas contribuíram com discussões sobre temas relevantes, buscando fortalecer a colaboração e melhorar a qualificação e condução das ouvidorias.

A Profa. Dra. Beneilde Cabral Moraes ressaltou a importância do aprendizado e das discussões para a melhoria contínua da ouvidoria da UESPI, enfatizando o compromisso de todos os participantes em aprimorar os mecanismos de assistência social.