UESPI Celebra Dia Mundial do Meio Ambiente com homenagem ao Parque Nacional da Serra da Capivara

Por Ryan Nunes e Cássio Sousa

Na última quarta-feira (5), em comemoração aos 45 anos do Parque Nacional da Serra da Capivara e ao Dia Mundial do Meio Ambiente, docentes e discentes da Universidade Estadual do Piauí, Campus de São Raimundo Nonato, organizaram uma exposição de coleção botânica, abordando a importância da história do Parque.

O evento apresentou uma variedade de atividades, como a estreia de um novo programa de educação ambiental. Além disso, a comemoração atraiu turistas, residentes locais e alunos das escolas públicas da região. A exposição abordou a importância da história do Parque Nacional da Serra da Capivara, que contempla grande parte da biodiversidade encontrada no parque.

A diretora do campus de São Raimundo Nonato, Profa. Janilde Melo, destacou que a exposição foi idealizada pelos docentes com a colaboração dos discentes, desempenhando um papel importante ao incentivar os estudantes a compreenderem não apenas o ensino, mas também a pesquisa e a extensão, possibilitando ultrapassar os limites da sala de aula. Nesse sentido, a exposição  abrange uma  grande parte da biodiversidade presente na área de preservação. “Foi possível mostrar algumas plantas que antes eram conhecidas somente pelo seu nome tradicional. Além de mostrar seus nomes científicos e trazer uma curiosidade maior para a população, também colocamos para cada planta suas informações medicinais e seu nome popular. Com esse diálogo entre a comunidade que estava visitando, também foi possível complementar o nome popular dessas plantas com base no conhecimento daquela população que estava visitando a nossa exposição”, relatou.

O aluno do segundo período do curso de Ciências Biológicas, Emanuel de Sousa Silva, participou da organização da exposição e ressaltou a experiência adquirida. Segundo ele, integrar a equipe e organizar um evento desses promove um maior conhecimento sobre a importância da preservação do parque. “É muito importante ensinar sobre a importância da preservação da biodiversidade da região, entender como isso contribui para o nosso bem-estar, para o equilíbrio do meio ambiente, e que não é necessário somente preservar, mas também pesquisar e conhecer essa biodiversidade”, contou Emanuel.

O Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado no sudeste do estado do Piauí, é uma área de preservação ambiental e arqueológica que se destaca pela sua importância histórica e natural. Com uma extensão de mais de 100 mil hectares, o parque abrange os municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias. Reconhecido por abrigar uma das maiores concentrações de sítios arqueológicos das Américas, o parque possui mais de 400 locais catalogados. Esses sítios são famosos por suas antigas pinturas e gravuras rupestres, que oferecem valiosos registros da presença humana pré-histórica na região.