Evento Internacional “Conference Day Vistos USA” é realizado na UESPI

Por Cássio Sousa

Na quarta-feira (05), o Auditório do Palácio Pirajá, no campus Poeta Torquato Neto, foi palco do evento internacional “Conference Day Vistos USA”. O encontro contou com a presença do Vice-Cônsul Liam Tumas do Consulado dos Estados Unidos em Recife-PE, a assistente de assuntos consulares Ingrid Menezes e a professora adjunta da UESPI e Adviser EducationUSA, Vanessa Nunes de Sousa Alencar Vasconcelos. O objetivo principal do evento foi esclarecer dúvidas e indicar caminhos para a obtenção de vistos e realização de intercâmbios nos Estados Unidos.

A palestra começou com a apresentação do Vice-Cônsul Liam Tumas, que explicou diversas formas de ingressar nos Estados Unidos. Ele destacou a importância de utilizar websites oficiais para buscar informações, participar de congressos e aproveitar outras atividades que facilitam o processo de obtenção de vistos e oportunidades de intercâmbio.

Vice-Cônsul Liam Tumas e a assistente de assuntos consulares Ingrid Menezes.

“O visto J é mais voltado para o trabalho, como no caso dos ‘summer camps’, onde alunos podem ir aos Estados Unidos para trabalhar durante as férias. Outra forma de ingressar é como pesquisador em universidades ou como assistente de pesquisador. O visto F é direcionado para estudantes que desejam cursar algo no país, enquanto o visto M está mais relacionado a programas de formação profissional e técnica”, destacou o Vice-Cônsul.

A assistente de assuntos consulares Ingrid Menezes esteve presente e detalhou o processo para obter o visto americano, destacando a importância do preenchimento do formulário DS-160.

“O processo de visto tem cinco passos. O primeiro é o preenchimento do formulário DS-160, que é o mesmo independentemente do tipo de visto. O segundo passo é acessar o site de agendamento. O terceiro passo é fazer o pagamento, que no caso do visto de estudante é de 165 dólares, e cadastrar as informações. O quarto passo é agendar a entrevista, que pode ser realizada em São Paulo, Recife ou Porto Alegre. O quinto e último passo é comparecer ao consulado para fazer a entrevista de obtenção ou renovação do visto”, explicou Ingrid.

O professor Doutor Orlando Berti expressou sua satisfação com o evento e ressaltou a importância da internacionalização do ensino. “É uma felicidade muito grande para a nossa UESPI estar recebendo o Conference Day de Vistos dos Estados Unidos. Isso é mais uma atividade de internacionalização da nossa universidade, não só para o nosso professorado, não só para o nosso alunado, mas também mostrando que a UESPI tem um potencial gigantesco de internacionalizar. Trazer esses membros do consulado dos Estados Unidos para falar de vistos, esclarecer os vistos, é justamente oportunizar para o nosso alunado, para o nosso professorado e para o nosso corpo técnico administrativo maiores oportunidades de intercâmbios.”

Ivana Machado, estudante de engenharia civil, interessada em programas fora do Brasil, compartilhou sua experiência, destacando o auxílio que o evento proporcionou. “Foi uma experiência muito enriquecedora, porque tenho interesse em fazer algum programa fora do Brasil. A palestra ajudou a entender melhor o processo de obtenção de visto e como ingressar em instituições nos Estados Unidos.”

Quem também participou do evento foi Sthefany Rodrigues, estudante de pedagogia, que destacou a importância do suporte do projeto EducationUSA. “Como tenho interesse em trabalhar fora e adquirir muitas experiências internacionais, o projeto esclareceu minhas dúvidas e apresentou meios mais fáceis e legais para alcançar esse objetivo. Foi muito interessante.”

Por fim, a professora Vanessa Alencar enfatizou a importância do evento para a comunidade acadêmica e os demais interessados em tirar o visto e realizar intercâmbios. “Hoje, estamos muito felizes em ver a comunidade acadêmica engajada em ouvir e aprender sobre oportunidades de internacionalização. Também falamos sobre o EducationUSA, que está vinculado a mais de 3 mil universidades nos Estados Unidos. Queremos ajudar aqueles que desejam fazer cursos de curta, média ou longa duração nos Estados Unidos. Discutimos o processo de admissão holístico e a importância de ter um currículo forte, incluindo cartas de referência e participação em projetos de pesquisa e extensão.”