UESPI

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

SAIBA TUDO: edital de transferência externa

Por Clara Monte 

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PREG, torna pública as condições de habilitação às vagas disponíveis em seus Cursos de Graduação, na modalidade presencial, conforme quadro demonstrativo anexo, para ingresso em 2024, de acordo com o que estabelece a Resolução CONSUN 001/2008, que aprova o Regimento Geral da UESPI, e a Resolução CEPEX 018/2024.

De acordo com a Pró-Reitora Adjunta de Ensino de Graduação da instituição – PREG, Dra. Josiane Silva Araújo, o processo de seleção envolve a atuação de diversos atores dentro da universidade, sendo um processo  conduzido por comissões locais designadas pelos colegiados dos cursos, que têm vagas disponíveis e candidatos inscritos. Ela conta que, em cada uma dessas comissões, o coordenador do curso assume o papel de presidente, onde as vagas disponíveis são definidas pelas coordenações dos cursos, levando em consideração as vagas ociosas que podem surgir devido a desistências ao longo do curso.

“O processo seletivo ocorrerá em três etapas distintas. Na primeira etapa, que é a homologação das inscrições, será realizada uma verificação da documentação conforme descrito no item 3.3 do edital. É importante falar que essa etapa possui caráter eliminatório, o que significa que a documentação precisa estar correta e completa para que o candidato prossiga no processo. Na segunda etapa, denominada Análise Curricular, será avaliado o número de disciplinas equivalentes, carga horária integralizada e rendimento acadêmico dos candidatos. Nesta fase, além do caráter eliminatório, também há um aspecto classificatório. Por fim, na terceira etapa, ocorrerá o Processo Seletivo de Análise do Índice Geral de Cursos (IGC) e Conceito Preliminar de Curso (CPC) do último ciclo avaliativo da instituição e do curso de origem do candidato. Essa etapa é puramente classificatória e tem o objetivo de classificar os candidatos de acordo com o desempenho global da instituição e do curso”.

O candidato deverá reunir a documentação elencada abaixo:

a) Ficha de Inscrição online devidamente preenchida;
b) Histórico Escolar atualizado a partir da data de lançamento deste Edital, expedido pela Instituição de origem, que conste o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA), ou equivalente, no mínimo 2(dois) períodos/semestre totalmente integralizados (original devidamente assinado e carimbado ou com código de verificação);
c) Atestado/comprovante de matrícula ou Declaração que comprove vínculo de matrícula ativa na instituição de origem;
d) Programas das disciplinas cursadas, conforme Histórico Escolar, acompanhado do PPC vigente. (originais devidamente assinados e carimbados ou com código de verificação);
e) RG (frente x verso);
f) CPF (frente x verso), caso não conste no RG;
g) Certidão de quitação com as obrigações eleitorais expedida pelo Tribunal Regional Eleitoral;
h) Comprovação de quitação com as obrigações militares por meio de documento oficial (para homens);
i) Comprovação de que a Instituição de origem possui Índice Geral de Cursos – IGC/Conceito Institucional – CI igual ou superior a 3 (três);
j) Comprovação de que o curso de origem possui Conceito Preliminar de Curso – CPC/Conceito de Curso – CC igual ou superior a 3 (três).

ATENÇÃO AOS ERROS MAIS COMUNS:

O não envio do comprovante de quitação eleitoral; O não envio dos programas das disciplinas cursadas.

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