Aluno da UESPI Leva a Poesia Brasileira para o VIII Festival Internacional de Poesia de Lisboa

Por Clara Monte

Entre os dias 13 a 17 de setembro, o aluno do curso de Letras Português da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Gustavo Augusto, estará representando a instituição e o Brasil no VIII Festival de Poesia de Lisboa.

O evento tem sido uma tradição anual desde 2016 e, este ano, reuniu aproximadamente 171 poetas de diversas partes do mundo. O jovem participou nas edições de 2021 e 2022 de forma virtual, porém, pela primeira vez, estará pessoalmente no evento.

O poeta Gustavo Augusto diz está ansioso para participar de tertúlias literárias, debates literários e encontros que prometem enriquecer sua carreira poética. Além disso, ele tem uma poesia intitulada “Imensidão Azul”, que será lançada durante sua participação no evento.

“Estou confiante de que farei uma representação admirável, especialmente, considerando minhas origens na escola pública. Acredito firmemente que as expectativas podem se traduzir em oportunidades e na valorização de nossas próprias qualidades.”

O jovem ainda enfatiza que a UESPI desempenhou um papel fundamental em proporcionar a oportunidade diária de seguir sua paixão, que é estudar o curso de Letras Português e, consequentemente, a poesia.

“A universidade me permite testemunhar a realização de muitos sonhos, o que me inspira continuamente a perseguir meus próprios objetivos, principalmente na área da poesia. Tenho absoluta certeza de que o curso exerce uma influência decisiva em minha carreira, e vejo isso como um aspecto extremamente relevante em minha jornada.”