UESPI recebe representantes da Superintendência do Trabalho, Renda e Inclusão

Por Clara Monte

Na manhã desta terça-feira (29), o Reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Professor Doutor Evandro Alberto, juntamente com o Diretor do CCSA, Prof. Allen da Costa Araújo, receberam os representantes da Superintendência do Trabalho, Renda e Inclusão. O encontro teve como foco a discussão de uma potencial colaboração para um projeto de extensão promissor.

Reunião na reitoria

O Diretor do CCSA, Allen da Costa Araújo, esclareceu que a reunião teve como principal objetivo estabelecer as bases para um termo de convênio entre a Universidade e a Superintendência. Este convênio visa à disponibilização de cursos de capacitação para discentes e professores da instituição, e aos cidadãos cadastrados no sistema único da SASC.

“Através dessa oportunidade vai ser possível também fazer pesquisas institucionais para a UESPI, juntamente a esse cadastro único, para daí traçar estratégias de redução da taxa de desemprego no nosso Estado”, finaliza o Diretor.

Na reunião, representando a Superintendência do Trabalho, Renda e Inclusão estavam: o Superintendente, José Barros; a Gerente de Empreendedorismo, Olivia Cristina; e a Diretora de Qualificação, Heline Silva.

Reitor da UESPI, Evandro Alberto, Superintendente, José Barros, e a Diretora de Qualificação, Heline Silva.

Para o Superintendente José Barros, o momento teve uma discursão muito produtiva sobre o projeto piloto, que busca selecionar alunos para o Programa Qualifica Piauí, identificando aqueles que mais tenham perfil empreendedor.

“A partir disso, surge a parceria com a UESPI para que ela seda professores para o projeto. Assim,  podemos está qualificando, em um segundo momento, alunos do Qualifica Piauí que tenham esse perfil empreendedor. Nossa intenção é estimular esse lado dos estudantes, resultando em futuros empreendedores”.

Reitor da UESPI, Evandro Alberto, Gerente de Empreendedorismo, Olivia Cristina, e o Diretor do CCSA, Allen da Costa Araújo

O Reitor, Evandro Alberto, destacou a importância do projeto piloto e explica que, a partir do desenvolvimento dele, pode ser ampliado em um programa que atenda diversas outras áreas. “Hoje, definimos que o projeto se configurará como um programa de extensão com um foco específico no empreendedorismo. Nesse sentido, direcionaremos nossos esforços para atender a um público-alvo delimitado, cujo perfil será fornecido pela Superintendência. Assim, surge a necessidade de uma qualificação adicional, onde nossos professores serão convidados a fornecer essa atividade. O objetivo é crescer e buscar investimentos para ampliar o projeto, incluindo diversas áreas e setores”.