O Programa de Extensão: Educação popular e Direitos humanos da Universidade Estadual do Piauí, realizou, nesta quarta-feira (19), uma feira de artesanato e outras atividaes em comemoração ao dia dos povos originários, que é comemorado pela primeira vez no Brasil.
Na programação consta uma feira de artesanato e um acolhimento ao povo Warao. Participaram representantes da Administração Superior, a Adcesp e a Cáritas Teresina, que acompanha a situação dos Warao há 18 anos.
A Professora Lucineide, coordenadora da Adcesp, destacou a importância da data nos espaços acadêmicos. “Nós estamos vivendo um processo de emergência étnica, pois durante muito tempo diziam que não havia povos indígenas no Piauí. Nós sabemos que houve um processo duro de tentativa de extermínio e nós sabemos que essa tentativa não se consolidou na íntegra e temos também a realidade da existência de um povo refugiado, que veio da Venezuela para o Brasil. Nós, através do programa de extensão, temos feito uma atuação junto com esse povo desde 2022, junto com a Cáritas”, explicou.
Em Teresina, a Arquidiocese de Teresina, através da Cáritas, acompanha os indígenas Warao desde 2019, quando os primeiros refugiados chegaram à capital. Luciana Santos, Assessora regional de proteção da Cáritas Teresina, falou sobre a importância de debater a cultura indígena no ambiente acadêmico.
“Estamos aqui apoiando a etnia chamada Warao, que é uma etnia migrante refugiada e ela se integra as outras 300 etnias que vivem no Brasil. Todas estão nesse processo de integração e de luta. Nós reafirmamos esse processo, que devemos apoair. A gente fica muito feliz, porque são espaços acadêmicos como esse que tem como fazer narrativas positivas, porque as narrativas que se constroem são muito negativas e acreditamos que as positivas são construídas em espaços acadêmicos como esse”, declarou.
A programação será realizada no Espaço de convivência do CCHL/:UESPI, no Campus Torquato Neto.
Das 9:00h às 19:00h – Feira Artesanato Warão e às 16:00h – Roda de Conversa (Debukatakitane): Extensão universitária e Educação Escolar Indígena.
Confira fotos do momento: