PIBIC/PIBITI: pró-reitor fala sobre a importância do edital para a comunidade acadêmica

Por Clara Monte

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROP), divulga mais um Edital que concede bolsas de iniciação científica a estudantes de graduação que queiram participar de um projeto de pesquisa, referente ao PIBIC 2023-2024.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), da Universidade Estadual do Piauí
(UESPI), tem como objetivo geral o apoio às atividades de pesquisas científicas realizadas por docentes e
discentes da Universidade. Já o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) tempor objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação. Ao total são 231 bolsas ofertadas.

Para o Pró-reitor Dr. Rauirys Alencar, o desejo da universidade é conseguir estimular ainda mais a comunidade acadêmica na inserção em projetos de pesquisas voltadas principalmente para problemas presentes na sociedade e no mercado.

“Almejamos os projetos que tem uma visão de inovação, e transformação tecnológica, no sentido da expansão do mercado, procurando solucionar problemas sociais, sendo eles de saúde, meio ambiental, educação e outros. Nossa intenção é conseguir incentivar através das bolsas a construção de conhecimento dos nossos alunos, e ainda ajudar a resoluções de problemáticas”.

O professor ainda enfatiza que para os discentes que é grande oportunidade de destaque no mercado, mesmo se não tiver nenhuma experiência profissional no currículo e que cada orientador pode enviar 4 projetos, indicando para cada pesquisa um discente.