PROFMAT: Aula Inaugural do mestrado em Matemática

Por Leonardo Dias

Aconteceu ontem dia (17) de março de 2022, a aula inaugural da 6ª turma do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Na UESPI, o curso é ofertado deste 2016 e a instituição já formou 40 Mestre em Matemática com diversos egressos aprovados nos concursos dos Institutos Federais e outros  em programas de doutorado.

Esteve presente o Reitor da UESPI, Professor Doutor Evandro Alberto, o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação  (PROP), Rauirts Alencar de Oliveira, o Coordenador Institucional do Mestrado Profissional em Matemática em Rede (PROFMAT), Professor Arnaldo Silva Brito, os professores da grade do curso Alexandre Bezerra, Afonso Norberto da Silva, Natã Firmino, Anderson Fabian de Sousa, a representante dos discentes Jerlane Farias Caldas Lopes e 20 calouros.

Aula inaugural da turma do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT é um programa de mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional. É coordenado nacionalmente pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

O PROFMAT visa atender prioritariamente professores de Matemática em exercício na Educação Básica, especialmente de escolas públicas, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua docência.

Participação

O coordenador Institucional do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Professor, Arnaldo Silva Brito, concedeu as boas vindas aos alunos e professores, dando ênfase nos objetivos do curso e ressaltando a importância sobre o programa e destacou a grandiosidade das aulas de mestrado.

“A 6ª turma é composta por alunos de todo Piauí e alunos dos estados do Maranhão e Ceará. O objetivo do mestrado é a qualificação do professor de matemática para educação básica” disse.

Em seguida o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rauirys Alencar de Oliveira, cumprimentou todos os presentes na sala, onde ele abordou sobre a ampliação de vagas para esse ano e relembra o tempo que ele foi aluno de mestrado e sua contribuição para o mesmo.

“Conseguimos ampliar para 20 a oferta de vagas aos alunos desse ano. Ficamos felizes com a liberação das bolsas para os alunos participantes do mestrado. Hoje, a UESPI conta com 05 bolsas pesquisa. Todos nos que somos ligados a esses programas somos pesquisadores, vamos trabalhar para aumentar qualitativamente e quantitativamente para que possamos alcançar um patamar muito grande. Lembro-me da minha aula de mestrado, lembrando com o desejo de marcar as nossas vidas, onde antes do mestrado era um professor e depois do mestrado sou outro professor, vai trazer muito crescimento para todos. Espero que tenha outras oportunidades para encontrar a todos” explica.

O reitor da UESPI, Professor Doutor Evandro Alberto, saudou a todos e falou que o programa tem uma importância significativa para a área da matemática, ondo o estado do Piauí tem uma carência muito grande de profissionais qualificados nessa área. Ele ressaltou também sobre as diretrizes e os prêmios em selo que a UESPI adquiriu.

“O programa cumpre todas as diretrizes estabelecidas como também existe uma equipe de ponta trabalhando arduamente para o desempenho do mestrado. Não tenho dúvida da qualificação de ponta que todos têm”.
Finalizou acolhendo todos os alunos e dizendo que o diálogo  está presente todos os dias.  “Aproveitem esse tempo, procurem cada vez serem melhor em tudo que irão fazer. A UESPI bateu o recorte como a instituição com a maior quantidade de selos da OAB, em Brasília. Queremos ver vocês ganhando também prêmios”, relata.

Os professores do curso deram as boas vindas aos alunos e falaram sobre a disponibilidade de todos para atenderem os alunos.  Também destacaram importância de todas as disciplinas, principalmente as quatro primeiras, que servem de base para o exame de qualificação, bem como todos se colocaram a disposição para o trabalho.

“A UESPI tem a fama de nenhum aluno perder esse exame, então vamos trabalhar para que não percamos essa linha nesse patamar” relata o professor Afonso Norberto da Silva.

“Estamos em uma universidade muito forte, com um excelente corpo docente. Que todos possam fazer o melhor proveito das oportunidades e se dediquem. Os resultados saem da dedicação e claro, da nossa união. Aqui não é uma concorrência, mas sim um grupo. Então, todos se fortalecem com a união”, disse o professor Pitagoras Pinheiro De Carvalho.

A Representante dos discentes no colegiado, Jerlane Farias Caldas Lopes, ingressou no ano passado no curso e fez sua contribuição no primeiro dia de aula aos novos ingressantes no mestrando utilizando sua fala para encorajar os alunos.

“Além do título de mestre, o que é importante de fato é a grande oportunidade de busca de conhecimento. Não se acomodem com a praticas de aulas, temos que esta sempre em busca de algo que sirva de base como novo para nossos conhecimentos, além do que aprendemos em sala de aula. Aproveitem tudo no  curso, os grupos de estudos são bastante importante para uma qualificação”.

O coordenador do curso finalizou a aula inaugural remota apresentando o professor Afonso Norberto da Silva, que ministrou a disciplina de Matemática Discreta.