20 anos do Curso de Turismo da UESPI: alunos e professores participam de solenidade na ALEPI

Por João Fernandes

O dia 27 de setembro foi instituído, em 1980, pela Organização Mundial do Turismo – OMT, como o dia Mundial do Turismo e do turismólogo e, em alusão a essa data, aconteceu, nesta segunda-feira (16), uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI) para homenagear profissionais e entidades que atuam nesse setor.

Foram convidados para a homenagem todas as entidades representativas do setor do turismo no Piauí, bem como alunos e professores que compõem a comunidade acadêmica do Curso de Turismo da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Presente na solenidade a professora Angélica Learth, Coordenadora do Curso, e ela ressaltou que a solenidade promove a consciência nas sociedades para a importância da atividade turística, de seus valores sociais, culturais, políticos e econômicos.

“A sessão, além de nos homenagear, dá mais visibilidade às ações do nosso Curso, o compromisso da nossa universidade em formar novos profissionais para este setor. Além disso, dá mais visibilidade para estes profissionais e mostra para a comunidade, para os gestores públicos, a importância do turismólogo na gestão pública dos municípios turísticos”, destaca a professora.

20 anos do Curso de Turismo

O Curso de Turismo da UESPI é o único presencial em Teresina. Essa semana está completando 20 anos de existência. Para celebrar essa marca, uma série de eventos acontecem no Campus Poeta Torquato.

A Semana de comemoração dos 20 anos do Curso acontece entre os dias 17 e 18 de outubro, no Auditório do Geratec e pretende reunir discentes, docentes, egressos e profissionais da área para debater sobre questões ligadas às atualizações desse setor.

No dia 17, estão programadas palestras e rodas de conversa ministradas por professores e profissionais convidados, que abordarão temas como “Embarques e Desembarques”, com a Prof. Dra. e escritora Graça Targino; “Expectativas e  Perspectivas Sobre a Formação e Atuação do Turismólogo”; “A Importância do curso de Turismo da UESPI para o Desenvolvimento do Turismo Local”, ministrada pela  prof. Msc. Ana Angélica Fonseca.

No mesmo dia, a partir das 14h, acontece no Espaço de Convivência do CCSA, o primeiro Forró Tur, com oficinas de forró e dança popular. Essa ação tem como objetivo exaltar nossas tradições.

Já no dia 18 de outubro, acontece a I Gincana de Integração do CCSA, organizada pelos alunos do Curso de Turismo. A ação pretende reunir toda a comunidade acadêmica do Centro para competições como queimada, passa ou repassa, corrida de obstáculos e arrecadação de alimentos.

A professora Sarany Fernandes, uma das organizadoras do evento,  destaca que a ação ressalta a visão de futuro da própria UESPI em perceber a relevância e importância do profissional de Turismo para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à atividade.

“A nossa expectativa é que os alunos e o público em geral participem de forma ativa para que eles possam compreender a importância do turismo, não só para a economia, como também um elemento essencial para o bem estar social. Destacando o turismo como um fenômeno social, nosso público irá perceber sua importância, para além da esfera profissional, do bacharel em turismo na contribuição para essa atividade”, destaca a professora.