UNATI promove aulas de dança para idosos

Dança na terceira idade pode proporcionar saúde e bem-estar. A dança é uma atividade física que traz socialização, alegria, um melhor condicionamento físico e mental para as pessoas que a praticam. A busca pelas aulas de dança oferecidas pela Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) tem aumentado significativamente. Com turmas já fechadas, a UNATI conta hoje com a disciplina de Mix de danças com o docente Lucas Oliveira.

A UNATI é um projeto de extensão que conta com professores voluntários, como o profissional Lucas Oliveira, formado em Educação Física e que recebeu o convite do professor e coordenador da Universidade Aberta, Moisés Mendes.

Lucas Oliveira, profissional de Educação física, relata a importância da dança para os idosos, porque contribui para a socialização como também para o bem-estar físico e mental. “Passamos por uma pandemia e ainda há sequelas, acredito que a dança contribui e envolve o aluno” destacou.

Questionado em relação à metodologia adotada nas aulas, o profissional explica que os movimentos são de fácil execução. “Para o público idoso a dança deve ter movimentos que tragam facilidade. A aula é para eles se divertirem. O repertório é diversificado, coloco um pouco de músicas religiosas e um pouco do forró das antigas, piseiro, também trouxe um pouco de música eletrônica para diferenciar a aula” finalizou o docente.

Lindalva Maria de Morais, 66 anos, e Sebastiana Ferreira Lopes, 61 anos, alunas do projeto alegam que as aulas de dança servem para alegrar e movimentar o corpo. “A dança tem esse objetivo de animar. O movimento ajuda o corpo, traz leveza e sensação de bem-estar”, enfatizou Sebastiana.