Uespi

Brasão_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Brasao_Pi_h

Bem-Vindos à Universidade Estadual do Piauí!

A graduação é o primeiro passo para uma importante transformação na sua carreira. É na universidade que você entra em contato com diferentes mundos, experiências e descobertas fundamentais para o seu crescimento profissional e pessoal.
Ficamos muito felizes por você ter escolhido a nossa UESPI para viver esse momento!
A UESPI é uma das principais instituições de ensino superior público do Piauí. Nós estamos em todas as regiões, proporcionando uma educação de qualidade. Acreditamos que os três pilares de uma universidade – ensino, pesquisa e extensão – são os principais responsáveis por promover a cidadania e a transformação social.


Aqui, você realizará atividades integradas, seja em sala de aula, nos laboratórios, no hospital-escola ou junto com a comunidade. Você terá a oportunidade de desenvolver pesquisas científicas que podem alterar a realidade das pessoas ao seu redor e o melhor de tudo: você poderá ousar e se inventar. É dentro do ambiente acadêmico que você também vai envolver-se em grandes projetos e colocar em prática as suas próprias ideias. Isso acontece porque a UESPI se propõe a ser um ambiente democrático e de diálogo, onde nossos alunos, professores, servidores e colaboradores estão juntos e em constante busca pelo conhecimento.

Uespi para Iniciantes!

A Universidade Estadual do Piauí é uma instituição de ensino superior que tem como missão formar profissionais competentes, éticos, detentores de uma visão crítica reflexiva e humanística acerca da sociedade a que pertencem, a fim de promover uma melhoria da qualidade de vida no âmbito estadual e nacional. A UESPI deu seus primeiros passos em 1984, por meio da Lei Estadual nº 3.967/1984, que instituiu a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação do Estado do Piauí (FADEP), entidade mantenedora dos Centros de Formação de Recursos Humanos, para o ensino da rede pública estadual em nível superior.


Em 1985, através do Decreto Federal nº 91.851, foi autorizado a funcionar o Centro de Ensino Superior. Com uma estrutura de cursos superiores já em andamento, o Poder Executivo Estadual aprova a Lei nº 4.230/88 com objetivo de criar as condições necessárias para instalação da UESPI. Mas é o dia 28 de julho de 1986 que marca o início da nossa Universidade. Essa foi a data em que se realizou a aula inaugural dos cursos de: Pedagogia/Magistério, Ciências Biológicas, Matemática, Letras/Português, Letras/Inglês e Bacharelado em Administração. A nossa primeira aula foi ministrada pelo professor Dr. Luís Soares Araújo Filho, então subsecretário de Desenvolvimento Educacional do Ministério da Educação (MEC), integrante da equipe que elaborou o projeto de criação da FADEP.
Através de Decreto Federal de 25 de fevereiro de 1993, a Universidade foi autorizada a funcionar como uma instituição multicampi, ampliando suas instalações para as cidades de Floriano, Parnaíba, Picos e Corrente. Foi no mesmo ano que lançamos o primeiro edital para ingressos de alunos por meio de vestibular. Desde a sua inauguração, a instituição de ensino superior público de maior importância do estado, passou por inúmeras transformações, reformas e ampliações. E com mais de trinta anos de existência, ela segue levando ensino de qualidade aos piauienses.


Atualmente, a UESPI está em todas as regiões do Piauí, com campi instalados nas cidades de: Teresina, Parnaíba, Piripiri, Campo Maior, Picos, Oeiras, Floriano, São Raimundo Nonato, Uruçuí, Bom Jesus e Corrente, ofertando cursos de graduação na modalidade presencial, especial e a distância e, na pós-graduação, especializações, mestrados e doutorados em diversas áreas.
Levando em consideração o ensino, a pesquisa e a extensão, a UESPI oferta oportunidade de formação nas áreas: Ciências Humanas e Letras, Ciências da Natureza, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Educação, Comunicação e Artes, Ciências da Saúde, Ciências da Tecnologia e Urbanismo e Ciências Agrárias.