UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Laboratório UAPI Inova Tech

Sobre o Laboratório

Desde 2005, o Governador do Estado do Piauí adotou políticas públicas para ampliar e garantir o acesso ao ensino superior público em todos os municípios do Estado através do Programa Universidade Aberta do Piauí – UAPI, criado em 2016 por meio do Decreto 16.933/16 e institucionalizado pela Lei nº 7.443 de 08 de janeiro de 2021.

O programa ofertou a primeira turma do curso superior de Bacharelado em Administração, cuja formação acadêmica é conduzida pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI, em parceria com a SEDUC, que disponibiliza a infraestrutura nos polos; a FAPEPI, responsável pelo gerenciamento dos recursos financeiros; e a CANAL EDUCAÇÃO na transmissão das aulas na modalidade à distância com mediação tecnológica.

O Programa UAPI tem como base a utilização do Canal Educação e visa expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior por meio de mediação tecnológica. Para isso, estabeleceu parcerias em suas competências estratégicas e institucionais (FAPEPI/SEDUC/UESPI/SEGOV/FECOP) que somam esforços voltados para o objetivo de oferecer educação superior de qualidade a todos os territórios do Piauí.

Atualmente, a UAPI está presente em 183 polos/municípios do Estado, ofertando cursos de nível superior por meio da UESPI, com mais de 600 alunos egressos (2022) e conta com mais de 6.460 alunos regularmente matriculados com status ativo.

A UAPI tem em seu plano de ação a expansão da oferta de novos cursos de nível superior em várias áreas (bacharelado, tecnólogo e pós-graduação), considerando o potencial de todos os territórios do Estado, diversificando a formação, especialmente para jovens e adultos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, potencializando as transformações viabilizadas pelo acesso à educação.

Em 2023, a UAPI abriu novos cursos de Tecnologia de nível superior nas áreas de Energias Renováveis e Sistemas para Internet, totalizando a oferta de 3.100 novas vagas em 63 polos da Rede UAPI. A expansão da UAPI visa também propiciar aos discentes o estímulo ao empreendedorismo ainda durante sua formação acadêmica, por meio de metodologias e ferramentas de inovação tecnológica inseridas junto ao LABORATÓRIO DE EMPREENDEDORISMO, INOVAÇÃO & TECNOLOGIAS – Lab. UAPI Inova Tech, com forte missão de desenvolver planos de negócios (Startups) orientados para implantação ao final da graduação, por meio do Programa MEU PRIMEIRO NEGÓCIO.

O Lab. UAPI Inova Tech é um novo conceito para o espaço de ideias inovadoras que possam repercutir positivamente na formação do aluno da UAPI e no incremento profissional, estimulando indicadores de desenvolvimento socioeconômico em todos os territórios abrangidos pela Universidade Aberta do Piauí.

Objetivos

  • Articular a prática do conhecimento científico, do ensino e da pesquisa com as necessidades da comunidade onde a UAPI se insere, interagindo e transformando a realidade social, incrementando as potencialidades locais;
  • Possibilitar que os jovens, ingressantes na UAPI, através de suas ideias empreendedoras, se tornem agentes de transformação socioeconômica em seu meio social, familiar e, consequentemente, do seu futuro profissional;
  • Estimular o empreendedorismo nos territórios em que estão inseridos os polos da UAPI, possibilitando o desenvolvimento de negócios inovadores, estimulando o incremento de emprego e renda na região;
  • Motivar jovens empreendedores a serem protagonistas em suas áreas e talentos profissionais, estimulando o desenvolvimento de produtos e serviços para estimular o crescimento da economia do mercado local;
  • Fortalecer a importância da educação superior como mola propulsora de transformação psicossocial, econômica, ética e profissional;
  • Evidenciar o nível de excelência do ensino superior nos 183 polos que abrangem a UAPI e promover seus resultados junto à comunidade local.

Metodologia

O Laboratório de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologias da UAPI – Lab. UAPI Inova Tech é responsável pela prática do desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão dos discentes que estiverem devidamente matriculados e cursando, a partir do 2º período, preferencialmente em um dos cursos ofertados na Universidade Aberta do Piauí – UAPI e podendo também absorver alunos de todos os campi da UESPI durante o período de formação acadêmica. O aluno UAPI pode se vincular ao projeto como aluno bolsista ou aluno voluntário sem vinculação financeira. Cada docente orientador deve orientar até dois projetos concomitantes.

 

O Lab. UAPI Inova Tech é um ambiente de transformação e estímulo à criatividade, empreendedorismo e inovação para novos negócios em mercados emergentes e potenciais, com foco nos 12 territórios do Piauí, englobando os 183 municípios nos quais a UAPI está inserida e os 13 campi da UESPI. Isso possibilita, desta forma, a promoção de parcerias e a implantação de novas empresas capazes de proporcionar o incremento da economia e potencialidades do estado.

Público-alvo

Estudantes, maiores de 18 anos, matriculados na Universidade Aberta do Piauí – UAPI/UESPI, especialmente aqueles que são oriundos de escolas públicas, cotistas, em estado de vulnerabilidade socioeconômica, beneficiários do programa Bolsa Família do Governo Federal e/ou outros discentes da UESPI.

Projetos

Redes

Parceiros