UESPI

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

UAB/UESPI participa do I Encontro Celebra EAD e destaca avanços e desafios da Educação a Distância

Por: Hélio Alvarenga 

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) e da Universidade Aberta do Brasil (UAB), participou do I Encontro Celebra EAD, promovido pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI). O evento acontece nos dias 26 e 27 de novembro, no Cine Teatro da UFPI, com a temática “Conquistas e Transformações do CEAD/UFPI”, reunindo representantes, líderes, especialistas e pesquisadores de instituições de ensino que atuam na Educação a Distância (EaD). O objetivo central foi fortalecer o diálogo e a troca de experiências no segmento.

Cerimônia de abertura com líderes, diretores e representantes do segmento de educação a distância no ensino superior e na educação pública.

Integrado ao calendário oficial do Dia Nacional da EaD, comemorado em 27 de novembro, o encontro promoveu reflexões sobre os avanços e desafios da modalidade nos últimos 18 anos. Além de celebrar conquistas, o evento apresentou metodologias e discutiu propostas práticas para ampliar o acesso à educação, considerando os avanços tecnológicos e as transformações sociais.

Prof. Dra. Nayara Pinheiro diretora geral do Núcleo de Educação a Distância da UESPI (NEAD/UESPI)

A Prof.ª Dr.ª Nayana Pinheiro, diretora geral do NEAD, destacou o evento como uma oportunidade de articulação entre instituições. “É gratificante estarmos juntos, enquanto Instituições de Ensino Superior (IES) e usuários da UAB/CAPES, debatendo estratégias e ações para o desenvolvimento do ensino a distância no Piauí. Nosso principal objetivo é preparar a sociedade para a era do conhecimento, na qual já estamos inseridos”, ressaltou.

Nayana também enfatizou a crescente adesão à EaD no Brasil e sua relevância no cenário atual. “Hoje, o número de matrículas na educação a distância no ensino superior é equivalente ao das matrículas presenciais. Isso reflete a importância da EaD em um mundo onde as Tecnologias da Informação e Comunicação estão cada vez mais acessíveis. Atualmente, contamos com 150 instituições credenciadas e mais de 1.010 polos no país, sendo a maior parte concentrada no Nordeste. Isso nos enche de orgulho por contribuirmos para que mais pessoas conquistem um diploma de graduação e se tornem agentes de transformação em suas comunidades”, completou.

O Prof. Augusto Pereira, representando os coordenadores de polos do CEAD/UFPI na abertura do evento, destacou o impacto da EaD na formação docente e nos resultados obtidos, especialmente em licenciaturas. “Acabou-se a ideia de que o aluno da EaD está aquém do presencial. Hoje, temos cada vez mais professores formados por essas instituições, que conduzem a educação com excelência em suas regiões”, afirmou.

A Prof.ª Dr.ª Lívia Fernanda Nery diretora do CEAD/UFPI reforçou o compromisso da Universidade Aberta do Brasil (UAB) com a democratização do acesso ao ensino superior. “A trajetória da UAB no Piauí reflete um compromisso contínuo com a adaptação às necessidades dos alunos e com a ampliação da oferta e da estrutura da educação a distância, alinhada às demandas sociais e tecnológicas”, explicou.

Prof.ª Dr.ª Lívia Fernanda Nery diretora do CEAD/UFPI.

O evento também contou com a participação do Prof. Dr. Marcos Antônio Tavares Lira, pró-reitor de Planejamento e Orçamento da UFPI, que representou a reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir do Nascimento Nogueira. Durante sua fala, ele destacou a relevância do encontro para a consolidação do ensino a distância no estado. “Todos que estão aqui hoje contribuem para fortalecer a EaD no Piauí, por meio da docência e do trabalho em cursos que promovem transformação educacional e desenvolvimento profissional da população.”

Prof. Dr. Marcos Antônio Tavares Lira, pró-reitor de Planejamento e Orçamento da UFPI, representou a reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir do Nascimento Nogueira na cerimônia de abertura.

O I Encontro Celebra EAD: Conquistas e Transformações do CEAD/UFPI consolida-se como um espaço  para debater o presente e o futuro da Educação a Distância no Brasil. Ao reunir agentes estratégicos de diferentes instituições, o evento reafirma o papel da EaD como um alicerce para a democratização do ensino superior. Através de iniciativas que fortalecem a conexão entre tecnologia, inclusão e educação.