NUTI: extensionistas promovem palestra sobre Obesidade

Por Maria Visgueira

Os extensionistas do Núcleo de atividade física juntamente com os alunos do curso técnico de vigilância e saúde promoveram na tarde de quinta-feira (11) uma palestra visando alertar sobre a obesidade. Inicialmente os estagiários de Educação Física do programa realizaram uma aula de dança para divertir as alunas antes de introduzirem-se em um tema delicado. O palestrante foi o acadêmico de Medicina Rafael Ribeiro que atualmente é estagiário do Núcleo.

O discente explica que a obesidade é uma doença crônica, que se caracteriza principalmente pelo acúmulo excessivo de gordura corporal.

“A obesidade assim como o sobrepeso é uma condição de saúde que vem se tornando cada vez mais prevalente na nossa população e hoje ela é entendida como uma doença. Um quadro inflamatório do organismo que leva e predispõe uma série de doenças como a hipertensão arterial sistêmica, diabete. É importante, falarmos um pouco sobre a doença que eles entendam melhor como se pode prevenir e reverter nas possibilidades de cada um para se ter uma vida mais saudável, que é também o objetivo de o nosso programa aqui do NUTI de trazer mais qualidade de vida para os nossos alunos da terceira idade”, ressalta.

Antônio Carlos preceptor da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI),  conta que a atividade foi promovida pelos alunos do Centro de Controle Zoonose que realizam o curso Técnico de Vigilância e Saúde com Ênfase no Combate às Endemias. Eles desenvolveram essa atividade para informar ao público do idoso sobre a obesidade. Para o aluno Francisco Carlos ele explica “o objetivo é alertar aos riscos da obesidade para a população. Esse curso técnico me proporciona melhorar o campo de trabalho e mais desenvolvimento para com a sociedade”, destaca.

Para a discente Josilene Andrade Lira, que faz parte do programa desde 2015, as atividades desenvolvidas a têm ajudado. “Na questão da saúde vi que melhorei, pois estava sedentária. Fiquei doente por um tempo, mas agora voltei porque aqui me completa. Sobre a palestra foi muito proveitosa” finaliza. Confira registros: