Uespi

Brasão_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Brasao_Pi_h
Graduação

Graduação

A Universidade Estadual do Piauí UESPI oferece formação superior e conta com cerca de 104 cursos distribuídos na capital e interior do Piauí. Desde 2012, a seleção é realizada através do Sistema de Seleção Unificada(Sisu), que oportuniza ao candidato mais possibilidades de escolha dos cursos

 

  1. A
    1. Administração (Bacharelado)
      1. Sobre o curso:
      2. O Administrador pode atuar na gestão de organizações públicas e privadas. Também pode atuar em empresa própria ou prestando consultoria. O profissional poderá ainda atuar na Área Financeira (Auditoria e Controladoria), Recursos Humanos, Vendas, Produção, Gestão de Projetos, Gestão de Processos, Logística, Tecnologia da Informação, Marketing, Sistemas de Informações, Inovação Tecnológica, conforme os Referenciais Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação/Secretaria de Educação Superior.
        Ofertado em: Teresina, Floriano, Picos, Uruçuí.
        Carga horária: 3.030

    B
    1. Biblioteconomia (Bacharelado)
      1. Sobre o curso:
      2. O Bibliotecário pode atuar como pesquisador em instituições de ensino 36 superior, empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica; poderá, ainda, atuar como gestor da informação e do conhecimento em unidades, redes, sistemas e serviços de documentação e informação localizados em centros de pesquisa, centros culturais, bibliotecas, museus, arquivos pessoais, de jornais, entre outros. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria, conforme os Referenciais Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação/Secretaria de Educação Superior.
        Ofertado em: Teresina.
        Carga horária: 2.820

    C
    1. Ciências Biológicas (Bacharelado)
      1. Sobre o curso:
      2. O biólogo pode atuar como pesquisador em instituições de ensino superior, empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica; poderá, ainda, atuar em laboratórios de análises imuno-hematológicas, toxicológicas, epidemiológicas, moleculares e forenses; em clínicas de terapia gênica e reprodução humana assistida; em órgãos públicos de Vigilância Sanitária, licenciamento e perícias ambientais, demarcação, conservação e restauração de Reservas Legais e Áreas de Proteção Permanente; em Unidades de Conservação. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.
        Ofertado em: Teresina.
        Carga horária: 2.880

    1. Ciências Contábeis (Bacharelado)
      1. Sobre o curso:
      2. O Contador pode atuar nas organizações públicas e privadas. Também pode atuar, de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria. O profissional poderá ainda exercer funções de consultoria ou de prestação de serviços na Contabilidade Fiscal, Contabilidade Pública, Contabilidade de Custos, Contabilidade Gerencial, Auditoria, Perícia Contábil, Contabilidade Financeira, Análise Econômico Financeira, Avaliação de Projetos, Contabilidade Social e Ambiental, Ensino e Pesquisa, conforme os Referenciais Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação/ Secretaria de Educação Superior.
        Ofertado em: Teresina, Picos, Floriano, Barras.
        Carga horária: 3.000

    1. Ciências da Computação (Bacharelado)
      1. Sobre o curso:
      2. O bacharel em Ciências da Computação atua em indústrias de computadores, empresas de programas de computadores, setores de Tecnologia da Informação de instituições 42 públicas e privadas, empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica. Também poderá ainda atuar, de forma autônoma, em empresa própria ou prestar consultoria, conforme os Referenciais Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação/Secretaria de Educação Superior.
        Ofertado em: Teresina, Piripiri, Parnaíba, Floriano.
        Carga horária: 3.450

    1. Ciências Sociais (Licenciatura)
      1. Sobre o curso:
      2. O curso proporciona ao licenciado trabalhar como professor em instituições de 30 ensino que oferecem cursos de nível fundamental e médio, podendo ainda atuar em editoras e em órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e a distância. Além disso, atua em espaços de educação não-formal, em empresas que demandam sua formação específica e em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais.
        Ofertado em: Teresina, Parnaíba.
        Carga horária: 2.490

    D
    1. Direito (Bacharelado)
      1. Sobre o curso:
      2. O bacharel em Direito
        Ofertado em: Teresina, Bom Jesus, Picos, Piripiri, Parnaíba, Floriano, Corrente.
        Carga horária: 3.960

    E
    1. Educação Física (Bacharelado)
      1. Sobre o curso:
      2. O Bacharel em Educação Física tem formação geral, humanista, técnica, crítica, reflexiva e ética, qualificadora da intervenção profissional fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética em todos os campos de intervenção profissional da Educação Física, exceto a docência na Educação Básica. Atua em espaços de educação não formal, como clubes, academias de ginástica, clínicas, hospitais, hotéis e parques; em empresas que demandem sua formação específica e em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais.
        Ofertado em: Teresina.
        Carga horária: 3.220

    1. Educação Física (Licenciatura)
      1. Sobre o curso:
      2. O licenciado em Educação Física trabalha como professor em instituições 41 de ensino que oferecem cursos de nível fundamental e médio, podendo ainda atuar em editoras e em órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e a distância. Além disso, atua em espaços de educação não formal, como clubes, academias de ginástica, clínicas, hospitais, hotéis e parques; em empresas que demandam sua formação específica e em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais.
        Ofertado em: Teresina, Picos, Floriano.
        Carga horária: 2.910

    1. Enfermagem (Bacharelado)
      1. Sobre o curso:
      2. O Enfermeiro atua na rede básica de serviços de saúde; em escolas e creches; em empresas; em hospitais gerais e especializados; em clínicas e ambulatórios; em órgãos de gestão, financiamento e 39 supervisão de saúde; poderá, ainda, atuar no atendimento em domicílio; em casas de parto; em consultórios de enfermagem. Também pode atuar, de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria, conforme os Referenciais Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação/Secretaria de Educação Superior.
        Ofertado em: Teresina, Picos, Parnaíba e Floriano.
        Carga horária: 4.445

    1. Engenharia Agronômica (Bacharelado)
      1. Sobre o curso:
      2. O Engenheiro Agrônomo atua na administração de propriedades rurais, podendo ainda atuar em postos de fiscalização, aeroportos e fronteiras como agente de defesa sanitária; órgãos públicos como agente de desenvolvimento rural ou na padronização e classificação dos produtos agrícolas; empresas de projetos agropecuários, rastreabilidade, certificação de alimentos, fibras e biocombustíveis; indústrias de alimentos e insumos agrícolas; empresas que atuam na gestão ambiental e do agronegócio; no setor público ou privado no controle de pragas e vetores em ambientes urbanos e rurais; empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica. Também pode atuar, de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.
        Ofertado em: Teresina, Parnaíba, Picos, Uruçuí, Corrente.
        Carga horária: 3.600

    1. Engenharia Civil (Bacharelado)
      1. Sobre o curso:
      2. O Engenheiro Civil atua em órgãos públicos e empresas de construção civil nas obras de infraestrutura de barragens, de transportes e de saneamento; em empresas de construção de obras ambientais e hidráulicas; empresas e escritórios de edificações residenciais; empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica. Também poderá ainda atuar, de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria, conforme os Referenciais Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação/ Secretaria de Educação Superior. O curso possui carga horária de 4.730 horas.
        Ofertado em: Teresina.
        Carga horária: 4.445

    1. Engenharia Elétrica(Bacharelado)
      1. Sobre o curso:
      2. O Engenheiro Eletricista atua em indústrias de transformação em geral, em empresas e concessionárias de geração, transmissão, distribuição de energia elétrica e telecomunicações; indústrias de máquinas e equipamentos elétricos; empresas que atuam no projeto, instalação e manutenção de sistemas elétricos industriais; empresas que atuam nas áreas de planejamento e consultoria em eficiência energética, conservação de energia, fontes de energia renovável; nos órgãos reguladores do sistema elétrico nacional; em empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica. Também poderá ainda atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria, conforme os Referenciais Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação/Secretaria de Educação Superior.
        Ofertado em: Teresina.
        Carga horária: 3.960

        Site: Engenharia Elétrica
    F
    1. Filosofia (Licenciatura)
      1. Sobre o curso:
      2. O curso proporciona a percepção da integração necessária entre a filosofia e a produção científica e artística, bem como com o agir pessoal e político; formação da capacidade de relacionar o exercício da crítica filosófica com a promoção integral da cidadania e com o respeito à pessoa, dentro da tradição de defesa dos direitos humanos em Filosofia. O profissional pode trabalhar em instituições de ensino que ofertam cursos de 33 nível fundamental e médio; poderá ainda atuar em espaços escolares e não-escolares, como editoras, hospitais, empresas e em órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e a distância. Além disso, atua em empresas que demandam sua formação específica e em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais.
        Ofertado em: Parnaíba.
        Carga horária: 2.940

    1. Fisioterapia (Bacharelado)
      1. Sobre o curso:
      2. O Fisioterapeuta atua em hospitais, em clínicas, em ambulatórios, em consultórios, em centros de recuperação (reabilitação), podendo ainda atuar em clubes desportivos, em equipes de saúde coletiva, em equipes de vigilância sanitária. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria, conforme os Referenciais Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação/Secretaria de Educação Superior.
        Ofertado em: Teresina.
        Carga horária: 5.400

    1. Física (Licenciatura)
      1. Sobre o curso:
      2. O curso proporciona ao licenciado em Física dominar e aplicar princípios gerais e fundamentais da Física, estando familiarizado com suas áreas clássicas e modernas; diagnosticar, formular e encaminhar a solução de problemas físicos, experimentais ou teóricos, práticos ou abstratos; fazer uso dos instrumentos laboratoriais ou matemáticos apropriadamente. Pode atuar como professor em instituições de ensino que oferecem cursos de nível fundamental e médio. Além disso, atua em espaços de educação não-formal, como feiras de divulgação científica e museus. O curso possui um total de 3.310. Licenciatura em Matemática: O licenciado em Matemática trabalha como professor em instituições de ensino que ofertam cursos de nível fundamental e médio; podendo ainda atuar em editoras e em órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e a distância. Além disso, atua em espaços de educação não formal, como feiras de divulgação científica e museus; em empresas que demandam sua formação específica e em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais. Também pode atuar, de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.
        Ofertado em: Teresina, Piripiri.
        Carga horária: 2.610

    G
    1. Geografia (Licenciatura)
      1. Sobre o curso:
      2. O licenciado em Geografia trabalha como professor em instituições de ensino que oferecem cursos de nível fundamental e médio; poderá ainda atuar em editoras e em órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e a distância. Além disso, atua em espaços de educação não formal, como feiras de divulgação científica, museus e unidades de conservação; em empresas que demandam sua formação específica e em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria, conforme os Referenciais Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação/ Secretaria de Educação Superior.
        Ofertado em: Teresina, São Raimundo Nonato, Floriano, Campo Maior, Barras.
        Carga horária: 2.685

    H
    1. História (Licenciatura)
      1. Sobre o curso:
      2. O curso forma profissionais que querem ampliar e aplicar seus conhecimentos, estudando e desenvolvendo ações voltadas a um mercado com características fortemente competitivas, estabelecendo relações entre história, educação, ciência e sociedade; 31 habilitar para o exercício do ensino e da pesquisa na Educação Básica, bem como da pesquisa acadêmica na área de História; desenvolver a pesquisa, a produção do conhecimento e sua difusão não só no âmbito acadêmico, mas também em instituições de ensino, museus, órgãos de preservação de documentos e no desenvolvimento de políticas e projetos de gestão do patrimônio cultural.
        Ofertado em: Teresina, São Raimundo Nonato, Campo Maior, Oeiras, Parnaíba, Barras, Floriano.
        Carga horária: 2.730

    j
    1. Jornalismo (Bacharelado)
      1. Sobre o curso:
      2. O Jornalista pode atuar como pesquisador em instituições de ensino superior; podendo ainda atuar em empresas jornalísticas, como repórter, correspondente jornalístico, redator, editor ou repórter fotográfico; no âmbito do gerenciamento jornalístico, como secretário de redação, chefe de redação, diretor de redação, editor chefe ou chefe de reportagem; em empresas, como diretor de imprensa ou de comunicação, coordenador de imprensa ou de comunicação. Também pode atuar, de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.
        Ofertado em: Teresina e Picos.
        Carga horária: 2.920

    L
    1. Letras Espanhol (Licenciatura)
      1. Sobre o curso:
      2. O licenciado trabalha como professor em instituições de ensino que oferecem cursos de nível fundamental e médio; podendo ainda atuar em editoras, consulados e em órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e a distância. Além disso, atua em espaços de educação não formal, como escolas de idioma, feiras de divulgação científica e museus; em empresas que demandam sua formação específica e em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria, conforme os Referenciais Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação/ Secretaria de Educação Superior.
        Ofertado em: Teresina.
        Carga horária: 2.550

    1. Letras Inglês (Licenciatura)
      1. Sobre o curso:
      2. O curso proporciona ao licenciado trabalhar como professor em instituições de ensino que oferecem cursos de nível fundamental e médio; podendo atuar ainda em editoras, consulados e em órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e 32 materiais didáticos para o ensino presencial e a distância. Além disso, atua em espaços de educação não formal, como escolas de idioma, feiras de divulgação científica e museus; em empresas que demandam sua formação específica e em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais.
        Ofertado em: Teresina, Piripiri, Parnaíba.
        Carga horária: 3.520

    1. Letras Português (Licenciatura)
      1. Sobre o curso:
      2. O curso proporciona ao licenciado trabalhar como professor em instituições de ensino; formar profissionais interculturalmente qualificados para o ensino de Língua Portuguesa e de Literaturas de Língua Portuguesa, capazes de atuar nos diversos contextos linguísticos; prover os meios necessários para o conhecimento da estrutura, do funcionamento e dos usos da língua nas mais diversas manifestações culturais, desenvolvendo habilidades e competências específicas para a atuação científica da área de formação docente. Além disso, busca fomentar conhecimentos linguísticos e literários de forma interdisciplinar, autônoma e significativa, para a ação educativa nos níveis fundamental, médio e superior.
        Ofertado em: Teresina, Bom Jesus, Picos, Piripiri, Parnaíba, Floriano, Oeiras.
        Carga horária: 2.550

    M
    1. Medicina (Bacharelado )
      1. Sobre o curso:
      2. O Médico trabalha no serviço de saúde público ou privado. Atua no nível primário em unidades básicas de saúde, na comunidade, em ambulatórios gerais e prontos-socorros; no nível secundário em ambulatórios de especialidade e no nível terciário em hospitais; também em instituições de pesquisa, em clínicas e em consultórios públicos, privados ou da saúde complementar, em planos de saúde e em convênios médicos. Também poderá ainda atuar, de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria, 40 conforme os Referenciais Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação/Secretaria de Educação Superior.
        Ofertado em: Teresina.
        Carga horária: 13.630

    O
    1. Odontologia (Bacharelado )
      1. Sobre o curso:
      2. O Cirurgião Dentista atua em consultório odontológico. Trabalha também como profissional em clínicas públicas e particulares, podendo ainda atuar em cooperativas, em empresas de atendimento odontológico, em instituições de pesquisa em saúde ou como gestor de serviços de saúde, conforme os Referenciais Cursos de Graduação/Secretaria de Educação Superior.
        Ofertado em: Parnaíba.
        Carga horária: 5.040

    P
    1. Pedagogia (Licenciatura)
      1. Sobre o curso:
      2. O Pedagogo trabalha como professor em creches e em instituições de ensino que oferecem cursos de Educação Infantil e Fundamental; podendo atuar ainda como gestor de processos educativos de sistemas e de instituições de ensino; em editoras e 38 em órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e a distância. Além disso, atua em espaços de educação nãoformal, como organizações não-governamentais, hospitais, asilos, movimentos sociais, associações e clubes; em empresas que demandem sua formação específica e em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais.
        Ofertado em: Teresina, Bom Jesus, Campo Maior, Piripiri, Parnaíba, Picos, Oeiras, Floriano, São Raimundo, Uruçuí, Corrente.
        Carga horária: 3.425 (Torquato Neto) e 3.320 (Demais Campi)

    1. Psicologia (Bacharelado )
      1. Sobre o curso:
      2. O Psicólogo atua em instituições educacionais, hospitais, clínicas e serviços de especialidades em saúde e consultórios privados; podendo ainda atuar em unidades básicas de saúde, centros de atenção psicossocial, centros de treinamento esportivo; prestar consultorias no desenvolvimento organizacional, desenvolvimento e capacitação de equipes de trabalho, atuar em empresas de seleção, acompanhamento e desenvolvimento de pessoas; em planejamento e execução de políticas públicas de cidadania, direitos humanos e prevenção à violência; nas avaliações psicológicas no sistema judiciário; na atenção psicológica a detentos e a familiares
        Ofertado em: Teresina.
        Carga horária: 4.930

    Q
    1. Química (Licenciatura)
      1. Sobre o curso:
      2. O licenciado em Química trabalha como professor em instituições de ensino que ofertam cursos de nível fundamental e médio; podendo ainda atuar em editoras e em órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e a distância. Além disso, atua em espaços de educação não formal, como feiras de divulgação científica e museus; em empresas que demandem sua formação específica e em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais. Também pode atuar, de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.
        Ofertado em: Teresina, Piripiri.
        Carga horária: 2.550

    T
    1. Turismo (Bacharelado )
      1. Sobre o curso:
      2. O Turismólogo pode atuar em órgãos públicos e organismos internacionais na elaboração de políticas e programas sociais; em empreendimentos turísticos (agências de viagem, hotéis, parques); em empresas de promoção de eventos. Também poderá ainda atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria, conforme os Referenciais Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação/ Secretaria de Educação Superior.
        Ofertado em: Teresina.
        Carga horária: 3.060

    Z
    1. Zootecnia (Bacharelado )
      1. Sobre o curso:
      2. O Zootecnista atua na administração de propriedades rurais tais como fazendas, granjas e haras, podendo ainda atuar em empresas de projetos agropecuários, em agroindústrias (indústrias 44 de rações, produtos biológicos e outros insumos para animais), órgãos públicos como agente de desenvolvimento rural, empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica. Também pode atuar, de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.
        Ofertado em: Teresina, Corrente.
        Carga horária: 4.035