Estudantes de Pedagogia promovem campanha solidária para arrecadar brinquedos e livros

Por Davi Petrola

Acadêmicos do 5º período de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí, campus de Picos, em parceria com a Associação Cultural e Artística de Picos (ACARTE), lançaram o projeto Faça uma Criança Feliz, uma iniciativa solidária voltada para crianças atendidas pela ONG. O projeto, orientado pela professora dra. Kátia Moura, surgiu na disciplina Prática em Espaços Não Escolares, com o objetivo de promover uma festa em comemoração ao Dia das Crianças, que neste ano corria o risco de não acontecer devido à falta de recursos.

A campanha de doação está em andamento desde o dia 23 de setembro, com uma caixa de coleta instalada próxima à sala das coordenações do campus e as doações podem ser feitas até sexta-feira, 18 de outubro. Segundo os organizadores, é importante que os itens doados estejam em bom estado de conservação, especialmente os brinquedos, que visam alegrar as crianças, e os livros, que serão incorporados à biblioteca comunitária da ONG.

Isabel, uma das estudantes envolvidas, explicou que o projeto surgiu como uma resposta à necessidade da ACARTE, que, devido à falta de recursos, não poderia realizar sua tradicional festa do Dia das Crianças neste ano. “A comunidade atendida é composta por muitas crianças que não teriam outra oportunidade de participar de uma celebração, então decidimos criar esse projeto”, afirmou.

Além das doações, o projeto também visa proporcionar atividades educativas e lúdicas no dia 19 de outubro, data em que serão entregues os brinquedos e livros arrecadados. A programação, que ocorrerá às 16h, incluirá momentos de leitura, desenho e música, com o intuito de estimular o desenvolvimento infantil.

Contribuição além dos espaços formais

A disciplina Prática em Espaços Não Escolares busca ampliar a compreensão sobre o campo de atuação do pedagogo, incentivando os alunos a investigarem áreas que vão além do ambiente escolar tradicional. Segundo a professora Kátia Moura, o objetivo é problematizar as múltiplas dimensões da educação, evidenciando novas demandas formativas e identitárias da Pedagogia.

A educação é um campo amplo e plural, que não se restringe ao magistério ou às instituições formais de ensino. O pedagogo deve atuar em diferentes espaços, como associações, empresas, hospitais e até no sistema de justiça. Nosso papel, como educadores, é promover o desenvolvimento humano em sua totalidade, em qualquer contexto em que a educação se faça necessária, afirma a professora.

Além do Faça uma Criança Feliz, os estudantes do 5º período de Pedagogia estão envolvidos em outras duas ações solidárias, também vinculadas à disciplina. Uma delas é desenvolvida junto à Associação Protetora dos Animais de Picos (APAPI), focando na educação no trânsito e na intersecção com a saúde pública. O terceiro grupo, por sua vez, está investigando questões relacionadas à educação em contextos de vulnerabilidade social, com foco no trabalho do Conselho Tutelar. Este último grupo, inclusive, está organizando um evento formativo no dia 17 de outubro, com palestra e diálogos, em parceria com o Conselho Tutelar de Dom Expedito Lopes.