Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação
HISTÓRICO
Anteriormente denominado de NPD (Núcleo de Processamento de Dados) passou a ser denominado de DTIC (Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação).
Setor responsável pelo funcionamento da rede de computadores e concentra os equipamentos responsáveis por prover a Internet na Instituição. Composta pelo Diretor, Técnico Administrativo, Desenvolvedores, Estagiário e Técnicos de T.I.
O DTIC é órgão suplementar da Universidade é ligado diretamente à Reitoria, proporcionando assessoria, manutenção e suporte técnico, na área, aos projetos direcionados para a melhoria, ampliação e consolidação técnica e científica, no âmbito da UESPI.
E-MAIL: dtic@uespi.br
PERÍODO DE FUNCIONAMENTO: Segunda a Sexta
SERVIÇOS
● Cadastro para e-mail institucional
● Acesso ao sistema acadêmico e coordenador online
● Cadastro de acesso ao Sei
● Aluno Online
● Professor Online
● Manutenção e suporte técnico de equipamentos da UESPI
A DIRETORIA COMPETE:
● Coordenar o planejamento, a execução e a avaliação das atividades do órgão;
● Coordenar o levantamento periódico das necessidades dos Usuários de Informática da UESPI, visando aprimorar as atividades e serviços prestados;
● Coordenar o planejamento, especificação e detalhamento de equipamentos e serviços de TI para a UESPI;
● Definir normas de utilização dos serviços de informática;
● Atuar na modernização administrativa, atualização tecnológica e capacitação dos recursos humanos da UESPI, no que diz respeito a TI;
● Acompanhar as atividades individuais de cada membro do DTIC, relatando eventuais problemas identificados no setor;
● Sugerir a contratação de serviços e aquisição de equipamentos para melhorar os serviços prestados pelo setor do DTIC.
SETOR DE DESENVOLVIMENTO:
● Planejar e definir sistemas através das funções básicas, das entradas e saídas dos arquivos e do relacionamento com outros sistemas;
● Planejar, testar e acompanhar a implantação de sistemas;
● Documentar sistemas e programas;
● Planejar, coordenar e supervisionar as atividades relativas ao desenvolvimento e manutenção de sistemas administrativos e acadêmicos;
● Manter e controlar a organização dos arquivos em discos;
● Manter a integridade e disponibilidade do banco de dados com informações sobre a UESPI.
SETOR DE ATENDIMENTO E MANUTENÇÃO REDE DE COMPUTADORES, HARDWARE E INFRAESTRUTURA:
● Propor e coordenar a implantação de sistemas e serviços relacionados a redes de computadores:
● Gerenciar e manter a rede da UESPI;
● Implantar sistemas, serviços e equipamentos relacionados à Instituição;
● Executar planos de expansão da rede;
● Executar a Política de Segurança da Informação definida para a UESPI;
● Controlar o uso dos serviços de rede de acordo com as políticas definidas para a instituição;
● Coordenar a implantação e o suporte à rede de computadores de todos os Campis e setores da UESPI;
● Propor políticas de uso dos serviços de rede;
● Propor a Política de Segurança da Informação (PSI) no âmbito da UESPI;
● Planejar e coordenar as atividades de suporte técnico relativo a softwares e equipamentos para a comunidade da UESPI;
● Definir políticas de manutenção de equipamentos;
● Prestar suporte técnico relativo a softwares e equipamentos para a comunidade da UESPI;
● Prestar serviço de manutenção e pequenos consertos dos equipamentos de informática da UESPI;
● Prestar serviço de manutenção da rede de computadores da UESPI.