Conecta ENADE realiza seminário sobre Gestão de exames e Indicadores da Educação Superior

Por Kívia Braga

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio da Comissão Própria de Avaliação (CPA) , realiza o I Seminário Conecta ENADE, no dia 13 de setembro, a partir das 09h, de forma híbrida, no Auditório Pirajá com transmissão pelo Youtube da UESPI. Participarão do evento coordenadores de cursos, diretores de campi e professores da UESPI.

A palestra terá como enfoque a temática “Gestão de Exames e Indicadores da Educação Superior”, e contará com a presença da Coordenadora Geral de Estatísticas e Indicadores da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Suzi Mesquita Vargas.

Tales Antão, que faz parte da equipe técnica do projeto, explica que o seminário tem o objetivo macro de discutir a avaliação institucional no âmbito da UESPI.

“Quando a comunidade acadêmica está aberta para o processo de autoavaliação e  conhece o processo, a temática se torna cada vez mais discutida e em contrapartida, os alunos, professores, coordenadores, vão conhecer a importância do ENADE e a fundamentação dos conteúdos, das componentes curriculares que se articulam com o ENADE, para que possamos obter uma nota satisfatória a cada ciclo avaliativo”, pontua.

A pesquisadora-institucional do Conecta ENADE, Rosário Batista, afirma que o exame apresenta desafios, como, traçar estratégias e esforços para demonstrar aos envolvidos (docentes, discentes, coordenadores), sua importância no contexto educacional.

“Este exame contribui de maneira significativa na vida dos discentes e da própria IES, por isso o seminário seguirá na busca por pontuar os indicadores de avaliação que irá contribuir para alavancar estratégias pedagógicas capazes de aperfeiçoar os cursos e o desenvolvimento dos discentes de modo acadêmico e pessoal, transformando-os em seres humanos preparados para lidar com a diversidade no mercado”, finaliza a professora Rosário.

Conecta ENADE 2023

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é uma das avaliações que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Foi instituído pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004. Na UESPI, os alunos têm tido a oportunidade de se preparar para a avaliação através do Programa Conecta ENADE.

O Programa é de iniciativa da Reitoria e da Vice-Reitoria, representados pelo Prof. Dr. Evandro Alberto e o Prof. Dr. Jesus Abreu respectivamente, com o objetivo de avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação.

Neste ano, o exame será realizado no dia 26 de novembro, e os estudantes avaliados serão dos cursos de bacharelado: Enfermagem, Engenharia Agronômica, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Fisioterapia, Medicina, Odontologia e Zootecnia, bem como, nos respectivos campus: Poeta Torquato Neto, CCA, CTU, CCS, Campus de Corrente, Campus de Floriano, Campus de Parnaíba, Campus de Picos e Campus de Uruçuí.