UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

CinePsi exibe Vidas Partidas na UESPI

Por: Eduarda Sousa

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio do Coletivo Viva UESPI, promove no dia 26 de agosto, às 14h, no auditório do Palácio Pirajá, mais uma edição do CinePsi, Especial Agosto Lilás, em alusão ao mês de enfrentamento à violência contra a mulher. A atividade contará com a exibição do filme Vidas Partidas (2016).

CINEPSI apresenta: Vidas Partidas

O CinePsi, promovido pelo coletivo Viva UESPI, vinculado ao Serviço de Psicologia da universidade, busca contribuir para a formação crítica, a sensibilização social e o fortalecimento de práticas de prevenção e enfrentamento da violência de gênero, tanto dentro quanto fora do ambiente acadêmico.

O longa foi escolhido por retratar de forma fiel a realidade da violência de gênero, destacando os “pequenos” sinais muitas vezes naturalizados nas relações e o pacto social que contribui para que esses indícios sejam silenciados ou minimizados. Além disso, a obra é inspirada, ainda que de forma livre, na história real de Maria da Penha Maia Fernandes, bioquímica que enfrentou anos de violência doméstica e sobreviveu a duas tentativas de feminicídio.

O papel da Psicologia vai além do atendimento individual, sendo também social e político, com foco na prevenção. Nesse sentido, abrir espaços de debate dentro da universidade é uma forma de promover reflexão e conscientização. “Em espaços como esses, situações que muitas vezes não eram reconhecidas como violência podem ganhar nome, gerando conscientização e fortalecendo a luta contra as opressões. Será também um momento de muito aprendizado. Esta é a nossa terceira edição desde o retorno do CINEPSI, e esperamos que o público se interesse pelo tema, não somente as mulheres, mas todas as pessoas, já que a violência de gênero é um problema que afeta a sociedade como um todo e cujo combate deve ser uma responsabilidade coletiva”, destacou a estagiária de Psicologia, Yasmim Assis.

O evento é aberto à comunidade acadêmica, com direito a certificação de participação.