UESPI

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Perguntas Frequentes

Os serviços da Ouvidoria da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) estão disponíveis para todos os membros da comunidade acadêmica.
Confira:
1- Em quais casos posso entrar em contato com a ouvidoria?

Você pode entrar em contato com a ouvidoria da UESPI em casos de denúncias, reclamações, solicitações, informações, sugestões e elogios.
2- Como acionar a Ouvidoria?

A Ouvidoria pode ser acionada de três formas:
– Por e-mail da Ouvidoria da UESPI (ouvidoria@uespi.br);
– Através do site do Sistema de Ouvidorias do poder Executivo Estadual (e-ouv, http://eouv.pi.gov.br), onde é possível registrar qualquer tipo de manifestação: reclamações, solicitações, denúncia e etc;
– Além do Serviço de Informação ao Cidadão (e-sic, ttps://acessoainformacao.pi.gov.br/sigep), que é dedicado a solicitação de informações.
3- Como proceder em casos de denúncias sigilosas?
A recomendação é que você utilize o e-mail Institucional para o prosseguimento de casos sigilosos.
Cada professor e servidor da UESPI pode receber demandas sigilosas, algo que não pode ser compartilhado em grupos do sistema SEI, pois, por força de Lei, todo cidadão que acessa a ouvidoria pode solicitar sigilo.
Sempre que isto acontecer, é necessário um canal seguro e particular para encaminhar as demandas aos professores e servidores. O e-mail institucional é o caminho. Quando este sigilo não for solicitado pelo demandante, há uma avaliação do ouvidor se é necessário este canal mais direto. Denúncias, por exemplo, são temas delicados, e muitas vezes é necessário um contato bem pensado, direto e seguro.
4- Quais serão as etapas do meu caso até que seja solucionado?
Em casos de solicitações, reclamações, informações, sugestões e elogios, a Ouvidoria vai informar ao setor ou pró-reitoria responsável a sua demanda. Após análise da resposta, será feito um despacho de forma definitiva no sistema e-ouv.
Para denúncias, após a apresentação de provas cabíveis, será coletado o posicionamento de todos os envolvidos no caso e encaminhado para Assessoria Jurídica da UESPI, que deve informar um parecer técnico sobre o caso e toda tramitação dos autos.

Dúvidas frequentes da comunidade acadêmica

 Quando começa do período 2021.2?

No dia 18 de abril de 2022.

Qual será o dia das matrículas curriculares do 2021.2?

Para os alunos novatos do edital SISU 2021.1 a matrícula curricular para o período 2021.1 aconteceu entre os dias 21 e 28 de fevereiro de 2022. 

 Onde fazer minha matrícula curricular?

Os calouros e veteranos sem pendência no sistema matrícula online. 

Veteranos com pendência com a coordenação de curso.

 

  • Como solicitar cancelar a matrícula?

Na página do protocolo acadêmico baixe o “Formulário do Aluno”, imprima o documento; preencha; digitalize e envie para o e-mail: protocoloacademico@preg.uespi.br com uma cópia do RG anexado.

  • Como trancar o curso?

No calendário acadêmico da UESPI é aberto um período para realizar a solicitação através do protocolo online, com envio da solicitação para protocoloacademico@preg.uespi.br. Os alunos devem observar o prazo para realizar o procedimento.

Só podem trancar o curso os alunos a partir do 3°período. O trancamento da matrícula no período só pode ser concedido mediante solicitação do aluno por dois períodos consecutivos ou três intercalados.

No período de solicitação os interessados devem seguir o seguinte passo a passo:

1- Acessar o site da UESPI;

2- Na sessão “Serviços”, disponível na home do site, acessar a opção “Protocolo”;

3- Na página do protocolo acessar o link “Formulário do Aluno”;

4- O aluno deve:

• Imprimir o documento;
• Preencher;
• Digitalizar;
• Enviar para o e-mail: protocoloacademico@preg.uespi.br
• Também é necessário enviar para o e-mail descrito acima o histórico acadêmico, disponível no sistema aluno online.

Como solicitar a dispensa de disciplina?

     O prazo para solicitação de dispensa de disciplina é divulgado no calendário acadêmico letivo. Durante o período, o interessado deve solicitar através do protocolo acadêmico online. 

Após acessar o sistema do protocolo online, o aluno deve preencher o “Formulário do aluno” com seus dados, marcar a opção “Aproveitamento de disciplina cursada”, informar o nome da disciplina que deseja dispensar no campo “observações”. Após isso, enviar para protocoloacademico@preg.uespi.br, com o histórico da disciplina cursada como comprovante.

Como solicitar a mudança do nome social?

Na página do protocolo online baixe o “Formulário do Aluno”, imprima o documento; preencha; digitalize e envie para o e-mail: protocoloacademico@preg.uespi.br com uma cópia do RG anexado.

O aluno (a) deve marcar a opção natureza da solicitação em “outros” e redigir no campo de observações a justificativa da sua solicitação.

Como solicitar o histórico acadêmico e declaração?

O histórico acadêmico e a declaração podem ser acessado diretamente no sistema aluno online, na aba documentos, ou solicitar junto ao Divisão de Controle Acadêmico e Diplomação-DCAD pelo email: dcad@preg.uespi.br com o assunto “Declaração de vínculo acadêmico” informando no e-mail nome completo, matrícula, curso e campus.

Como pegar meu nada consta na biblioteca?

Os alunos do campus Poeta Torquato Neto devem solicitar o Termo de Quitação no e-mail: termodequitacao@uespi.br,com anexo de documentos e das seguintes informações:

Identificação (nome completo, matrícula, curso e campus) no corpo do e-mail. Anexar foto frente e verso do RG ou outro documento oficial com foto.

Os alunos dos campi do Interior, Clóvis Moura e Centro de Ciências da Saúde(CCS), devem solicitar o Termo de Quitação da Biblioteca Central após solicitarem o termo de quitação da biblioteca do seu centro/campus de origem. Ao solicitar a Biblioteca Central pelo e-mail  termodequitacao@uespi.br,  enviar em anexo o termo de quitação da biblioteca do seu campus de origem e os dados:

Identificação (nome completo, matrícula, curso e campus) no corpo do e-mail. Anexar foto frente e verso do RG ou outro documento oficial com foto.

Se você possui algum tipo de pendência entre em contato com a Biblioteca através do email:  bcuespi@uespi.br

Confira os e-mails das bibliotecas dos campi do interior: E-MAILS DAS BILIOTECAS DOS CAMPI


  • Colação de Grau convencional, Em separado e Extraordinário

Como, quando e onde agendar a colação de grau da turma na modalidade convencional?

No início de cada período letivo, o Cerimonial Universitário libera o agendamento das colações de grau na modalidade convencional, é necessário um membro da comissão dirigir-se ao Cerimonial Universitário para realizar o agendamento da colação de grau. Para efeitos de colação de grau, é considerada turma um número superior ou igual a 10 formandos. Mais informações:cerimonial@uespi.br

Quais os requisitos para participar da colação na modalidade convencional?

O aluno deve estar adimplente com as responsabilidades acadêmicas e ter concluído todas as disciplinas. Além disso, os discentes devem ser todos do mesmo período. Ou seja, um discente que concluir as disciplinas não poderá esperar a turma seguinte para realizar a colação de grau.

Minha turma concludente (com número igual ou superior a 10 formandos) não possui contrato com empresa de colação de grau, como proceder? 

Para turmas com um número igual ou superior a dez, a UESPI oferta a modalidade de colação de grau em separado. Os formandos deverão colar grau no mesmo dia. A solicitação deve ser feita via coordenação de curso. O coordenador do curso, ao final do período, deve enviar ao DCAD e ao Cerimonial Universitário a relação dos alunos aptos, bem como a previsão da data da colação de grau.

Nessa modalidade, as colações acontecem geralmente às terças-feiras, pela manhã, no auditório do campus. Em Teresina as colações acontecem no auditório do Palácio Pirajá, do Campus Poeta Torquato Neto.

Como solicitar colação de grau em separado?

Na página do protocolo acadêmico, na aba serviços no site da UESPI, baixe o “Formulário do Aluno”, imprima o documento; preencha; digitalize e envie para o e-mail: dcad@preg.uespi.br, com o anexo do histórico acadêmico atualizado, disponível no aluno online, e o comprovante de pagamento de depósito ou transferência Banco do Brasil (Agência 3791-5; Conta 7286-9), no valor de R$40,00.

Como solicitar meu diploma?
O aluno deve baixar o “Formulário do Aluno” no protocolo online,  imprimir o documento de requerimento do diploma; preencher; digitalizar e enviar para o e-mail: diplomacao@preg.uespi.br, com o anexo do RG, CPF, nada consta da Biblioteca e declaração de entrega do TCC (emitida nas coordenações de curso).

Caso solicite diploma para assumir concurso público ou ingresso em programas de pós-graduação (Mestrado e/ou Doutorado), envie também um documento de comprovação no ato da solicitação.

Os diplomas solicitados tem previsão de entrega de 90 a 120 dias úteis. Para caso de aprovação em concurso público ou mestrado e doutorado (com comprovação), os diplomas podem ser emitidos em até 3 dias úteis.

Segunda via

O aluno que necessitar de uma segunda via do diploma será necessário o pagamento de uma taxa de R$35,00 para a conta Banco do Brasil: Ag: 3791-5 | C/C: 7286-9 FUESPI. O aluno deve anexar no pedido uma cópia do boletim de ocorrência por perda ou extravio do diploma, assim como o comprovante de pagamento. O procedimento é o mesmo da expedição com envio para diplomacao@preg.uespi.br.

Como receber a Láurea Acadêmica?

A Láurea Acadêmica é um título honorífico, sob a forma de certificado, concedido a aluno de turma concluinte de cada curso de Graduação que apresentar melhor desempenho nas atividades acadêmicas. A Resolução CONSUL Nº 001/2019 normatiza a Láurea Acadêmica de Graduação.

Quais os requisitos para receber a Láurea Acadêmica?

I – Ter alcançado média igual ou superior a 9,0 (nove) no Coeficiente de Rendimento Acadêmico;
II – Não ter sido reprovado em nenhuma disciplina;
III – Ter integralizado o curso;
IV – Ter cursado, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do curso na UESPI;
V – Ter participado de Programa de monitoria cadastrado na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), com relatório final aprovado;
VI – Ter concluído uma das atividades a seguir:
a) participado de Projeto de Extensão cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão (PREX), com relatório final aprovado;
b) participado de Projeto de Pesquisa cadastrado na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROP), com relatório final aprovado.
VII – Não ter sofrido penalidade disciplinar de qualquer natureza na UESPI.

Como solicitar a Láurea Acadêmica?

Caberá à Coordenação do Curso a elaboração da lista, com o(s) nome(s) do(s) aluno(s) que atenda(m) aos requisitos estabelecidos para o laureamento, que deverá ser aprovada pelo Colegiado do Curso. Depois de aprovada pelo Colegiado do Curso a lista será enviada ao Conselho Universitário (CONSUN), caberá ao CONSUN a prerrogativa da homologação da indicação do laureado.

Como acontece o laureamento?

A Láurea Acadêmica será entregue, impreterivelmente, no ato de Colação de Grau. O Cerimonial Universitário encontra-se sempre disponível para dúvidas e/ou mais informações sobre colação de grau e eventos, através do e-mail: cerimonial@uespi.br

Em 2014 a Resolução CEPEX Nº056 entrou em vigor na Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Ela assegura o uso do nome social nos atos do controle acadêmico na forma disciplinada.

Desde então, a UESPI passa a realizar esse processo através do Protocolo Acadêmico.

Para tirar as principais dúvidas acerca da mudança de nome social, a Assessoria de Comunicação da UESPI (ASCOM/UESPI) disponibiliza informações sobre o procedimento de solicitação.

Confira o que você precisa saber:

1- Quando posso solicitar a mudança? 

O(a) aluno(a) poderá requerer, a qualquer tempo, por escrito a inclusão do seu nome social nos documentos escolares internos e, posteriormente, se for caso, a sua exclusão.

2- Quem pode realizar a solicitação?

Na resolução, que já está em vigor, fica assegurado o uso do nome social as pessoas travestis e transsexuais nos registros, documentos e atos do controle acadêmico.

3- Como realizar o procedimento? 

Na página do Protocolo online baixe o “Formulário do aluno”, imprima o documento; preencha, digitalize e envie para o e-mail: protocoloacademico@preg.uespi.br com uma cópia do RG anexado.

É importante salientar que o aluno deve marcar a opção natureza da solicitação em “outros” e redigir nas observações a justificativa de suas solicitações.

4- Após a mudança, onde o nome social constará? 

O uso do nome social requerido pelo(a) aluno(a) constará no Diário de Classe, Históricos escolares, Certidões, Atestados, Portarias e Declarações, acompanhado do nome civil.

Nos documentos de identificação estudantil, no endereço de correio eletrônico e nome de usuário em sistema de informática, constará apenas o nome social. Já nos Diplomas e Certificados deverá constar apenas o nome civil.

Além disso,  na solenidade de colação de grau, a outorga de grau será realizada mediante o nome social, sem fazer menção ao nome civil devendo constar apenas na ata o nome civil acompanhado do nome social.

5- Em média, quanto tempo demora para a alteração ser feita?

Após o envio da solicitação, o estudante deve aguardar em média três dias para que a mudança seja efetivada.

Confira a resolução completa:

Resolução CEPEX Nº056- nome social