Por Hélio Alvarenga
A Universidade Aberta do Piauí (UAPI) tem transformado vidas ao democratizar o acesso ao ensino superior por meio da educação a distância com mediação tecnológica. No Pódio UAPI, destacamos histórias de sucesso que inspiram e reafirmam a importância desse modelo educacional. Um desses exemplos é a trajetória de Marcilia Gomes de Carvalho, egressa da Etapa 1 do curso de Administração, que agora assume o papel de tutora na Etapa 3 do curso.
Marcilia ingressou na UAPI em 2017 e concluiu sua graduação em dezembro de 2022. Durante sua jornada acadêmica, conciliou os estudos com as responsabilidades de mãe e servidora pública, destacando a flexibilidade do ensino a distância como fator decisivo para sua formação. “A autonomia proporcionada ao aluno exige responsabilidade e disciplina para acompanhar uma grade curricular rica e diversificada”, ressalta.
![](https://uespi.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-11-at-22.47.51-300x296.jpeg)
Marcilia Gomes de Carvalho, egressa da Etapa 1 e atual tutora da Etapa 2 do bacharelado em Administração.
Agora, como tutora nos polos de São José do Divino e Flores do Piauí, Marcilia celebra essa nova fase de sua carreira. “Fazer a transição de aluna para tutora é motivo de orgulho. Poder aplicar o que aprendi e contribuir para a formação de novos profissionais é uma grande satisfação”, destaca.
A tutoria desempenha um papel essencial na UAPI, promovendo a mediação pedagógica entre professores e estudantes, acompanhando atividades acadêmicas na plataforma virtual e auxiliando na correção de exercícios e fóruns. Marcilia enfatiza a importância do contato com os alunos e do estímulo à participação ativa. “Nosso papel é incentivar os estudantes a superarem desafios, principalmente aqueles que residem em cidades pequenas e encontram obstáculos no acesso ao ensino superior público”, explica.
Embora a tutoria na UAPI seja predominantemente online, a interação por meio da plataforma acadêmica é essencial para garantir um percurso de aprendizagem eficiente. Marcilia destaca que sua vivência como aluna é um diferencial na função de tutora. “Ter experiência nos dois papeis permite um melhor desenvolvimento das atividades e um atendimento mais humanizado aos alunos”, afirma.
Com entusiasmo e dedicação, Marcilia encara os desafios dessa nova etapa com a determinação de contribuir para uma educação pública de qualidade, reafirmando seu compromisso com a formação de profissionais preparados para o mercado e para a sociedade.