Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS
PRODUÇÃO ACADÊMICA
Artigo: A Construção de Sentidos de Charges Sobre a Pandemia da Covid-19 na V Etapa da EJA
Autoras: Shirlei Marly Alves e Gardilene Araújo Sousa Costa
Capítulo de livro: GAMEFICAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: A ESTÉTICA DE JOGOS DIGITAIS ELABORADOS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autoras: Shirlei Marly Alves e Andreina Kelly Sousa Vieira
Capítulo de livro: OS CONGOS DE OEIRAS NAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autoras: Shirlei Marly Alves e Rosana Ferreira Romão Rodrigues da Silva
Capítulo de livro: A LEITURA DO FILME COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA A PRODUÇÃO DO GÊNERO COMENTÁRIO CRÍTICO
Autoras: Clênia Maria Oliveira Lima e Shirlei Marly Alves
Capítulo de livro : GÊNEROS DIGITAIS NO CONTEXTO DO LIVRO DIDÁTICO: UM A ANÁLISE COM BASE NA BNCC
Autoras: Maria Dayane da Costa Coelho, Bárbara Olímpia de Melo e Shirlei Marly Alves
Capítulo de livro: O GÊNERO VIDEOCLIPE COMO RECURSO DIDÁTICO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO
Autoras: Kátia de Araújo Luz e Shirlei Marly Aves
Autora: Shirlei Marly Alves.
Capítulo de livro: O ANÚNCIO PUBLICITÁRIO EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: DETERMINAÇÕES E REPERCUSSÕES DO PARECER CNE/CEB Nº 15/2000.
Autoras: Nathalee Paloma Souza Vieira e Shirlei Marly Alves.
Capítulo de Livro: LEITURA DE TIRINHAS: CONCEPÇÕES E EXPERIÊNCIAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Autoras: Shirlei Marly Alves e Sônia Suely Ribeiro dos Santos Castro.
Autoras: Shirlei Marly Alves e Maria Bethânia dos Santos Almeida.
Artigo: BEST-SELLERS DA CULTURA DE MASSA E FORMAÇÃO DE LEITORES:
SUBJETIVIDADES EM CONTEXTO.
Autoras: Shirlei Marly Alves e Luzimar Silva de Lima.
Artigo: ABORDAGEM DO GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO EM LIVROS DIDÁTICOS:
REPERCUSSÕES DO PARECER CNE/CEB Nº 15/2000.
Autoras: Shirlei Marly Alves e Nathalee Paloma Souza Vieira.
Artigo: CENAS DE ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: o filme como estratégia didática para a produção do gênero comentário crítico.
Autoras: Shirlei Marly Alves e Clênia Maria Oliveira Lima.
Artigo: O GÊNERO TEXTUAL MAPA CONCEITUAL: COMPREENDENDO-O E CONSTRUINDO UMA SEQUÊNCIA
DIDÁTICA NESSE GÊNERO.
Autores: Shirlei Marly Alves e João Irene da Silva Neto.
Artigo: DOS BEST-SELLERS DA CULTURA DE MASSA AO CÂNONE LITERÁRIO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO POSSIBILIDADE.
Autoras: Shirlei Marly Alves e Luzimar Silva de Lima.
Artigo: A ESCRITA DE RESUMOS NO QUADRO DOS LETRAMENTOS ACADÊMICOS DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO.
Autores: Bárbara Olímpia Ramos de Melo e Benedito Gomes Bezerra.
Autores: Bárbara Olímpia Ramos de Melo e Gerson Sousa Félix Teixeira.
Artigo: ESCRITA NA UNIVERSIDADE: PRÁTICAS COM GÊNERO RESUMO.
Autores: Bárbara Olímpia Ramos de Melo e Francisco das Chagas Gonçalves Oliveira.
Autores: Bárbara Olímpia Ramos de Melo e Evaldo Ribeiro de Andrade.
Artigo: ORGANIZAÇÃO RETÓRICA DA SEÇÃO CONSIDERAÇÕES FINAIS EM MONOGRAFIAS DE LETRAS.
Autores: Bárbara Olímpia Ramos de Melo e Ana Jackelline Pinheiro Porto.
Artigo: PROPÓSITOS COMUNICATIVOS DOS RÓTULOS DE EMBALAGENS DE PRODUTOS CAPILARES.
Autores: Bárbara Olímpia Ramos de Melo e Maria Eliana Ferreira Fernandes.
Autores: Bárbara Olímpia Ramos de Melo e Pérola de Sousa Santos.
Artigo: AS CONSTRUÇÕES ARGUMENTATIVAS EM NOTAS DE ESCLARECIMENTO REFERENTE À OPERAÇÃO CARNE FRACA.
Autores: Bárbara Olímpia Ramos de Melo e Francisco Herbert da Silva.
Autores: Bárbara Olímpia Ramos de Melo e Osilene Xavier do Nascimento.
Artigo: ARGUMENTAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO MÉDIO.
Autores: Bárbara Olímpia Ramos de Melo e Simone Rego Fontinele.
Artigo: CONCEPÇÕES DE ENSINO DA LÍNGUA MATERNA SUBJACENTES ÀS TIRINHAS COM A PERSONAGEM MAFALDA.
Autores: Bárbara Olímpia Ramos de Melo e Simone Rego Fontinele.
Artigo: A CONSTRUÇÃO DA SEQUÊNCIA ARGUMENTATIVA EM TEXTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DO 9° ANO.
Autores: Bárbara Olímpia Ramos de Melo e Maria Betânea Luz Moura de Melo.
Autores: Bárbara Olímpia Ramos de Melo e Carmem Lúcia da Cunha Rocha.
Autores: Bárbara Olímpia Ramos de Melo e Antônia Cláudia de Carvalho Rocha.
Autora: Bárbara Olímpia Ramos de Melo.
Artigo: DO IMPRESSO AO DIGITAL: uma análise retórico-interacionista do gênero abaixo-assinado.
Autores: Bárbara Olímpia Ramos de Melo e Letícia Queiroz Pereira.
Artigo: ENSINO DA ORALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: abordagens presentes no livro didático.
Autores: Bárbara Olímpia Ramos de Melo e Luna Karoline Sousa Rocha.
Livro: ENSINO DE GRAMÁTICA: reflexões sobre a Semântica do Português Brasileiro.
Organização: Nize da Rocha Santos Paraguassu Martins e Ana Lucia de Paula Müller (USP).
Artigo: QUANTIFICAÇÃO NOMINAL E O ENSINO DOS PRONOMES INDEFINIDOS.
Autores: Nize Martins Paraguassu e Rivanildo Borges.
Artigo: A SEMÂNTICA DOS NOMINAIS NUS E O ENSINO DA CRASE.
Autores: Nize Martins Paraguassu, Rivanildo Borges e Ana Lucia de Paula Müller.
Artigo: OBSERVAÇÕES SEMÂNTICAS SOBRE O ESTUDO DA CRASE NO PORTUGUÊS BRASILEIRO.
Autores: Nize Martins Paraguassu e Rivanildo Borges.
Artigo: A SEMÂNTICA DOS NOMES NUS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO FALADO EM TERESINA – PI.
Autores: Nize Martins Paraguassu e Rivanildo Borges.
BARE PLURALS AND ACHIEVEMENTS: a case study of aspectual verbs. Journal of Portuguese Linguistics,
Autores: PARAGUASSU, Nize; BERTUCCI, R. A. ; LUNGUINHO, M.V. ;
A DISTINÇÃO CONTÁVEL-MASSIVO NAS LÍNGUAS NATURAIS.
Autores: Nize Martins Paraguassu e Ana Lucia de Paula Müller
Revista Brasileira de Letras (UFSCar), v. 73, p. 65-75, 2008.
ADISTINÇÃO CONTÁVEL-MASSIVO E A EXPRESSÃO DE NÚMERO NO SISTEMA NOMINAL.
Autores: Nize Martins Paraguassu e Ana Lucia de Paula Müller.
Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (PUCSP. Impresso), v. 23, p. 65-83, 2007.