UNATI: Fonoaudiologia e suas interfaces na terceira idade proporcionando conhecimento e habilidades na voz e audição.

Por Maria Visgueira

A importância, os cuidados e práticas com a voz. Isso e outros detalhes estão sendo trabalhados na disciplina “Fonoaudiologia e suas interfaces para o envelhecimento” na grade curricular do programa da universidade Aberta da Terceira Idade- UNATI, da universidade Estadual do Piauí-UESPI.

A Unati funciona no campus Torquato Neto

A disciplina de Fonoaudiologia para o programa está sendo ministrada pela professora, Fonoaudióloga e Gerontóloga, Lydiana Meneses Albuquerque, formada há 21 anos pela Universidade Católica de Pernambuco. As  aulas na Unati acontecem às terças-feiras.

O Fonoaudiólogo é o profissional especializado em trabalhar com aspectos da comunicação e o objetivo da disciplina é proporcionar conhecimento e todas as questões práticas para diminuir as perdas, os riscos nos processos que envolvem linguagem, voz e audição.

O conteúdo vai auxiliar as idosas no cuidado diário da voz

“Precisamos entender que algumas coisas que fazemos com a nossa voz podem nos lesar, como gritar, falar alto, pigarrear. Tudo isso traz prejuízos para nossa qualidade vocal. Com o processo de envelhecimento humano a nossa voz também passa pelo envelhecimento, ela vai ficando um pouco mais rouca, vai ficando mais áspera. Geralmente, na mulher, a voz vai ficando mais grave, enquanto que no homem a tendência é ficar mais aguda. A ideia é tratar das questões da qualidade da voz”, finaliza.

Lydiana Meneses relata que a experiência de dar aulas para a terceira idade é vantajosa. “Sempre gostei do público da terceira idade. Eu trabalho há 21 anos com esse público. Irei passar conhecimento, mas também vou ganhar muito conhecimento, porque cada um ali tem uma história de vida que é única e precisa ser valorizada” ressalta a profissional.

A aluna da Unati acredita que a disciplina vai ser fundamental para os cuidados na terceira idade

Para a discente Maria Nerinda de Jesus, 75 anos, a disciplina vai ajudar demais no cuidado com a voz. “As aulas servirão de auxílio, principalmente para mim, pois sofro de tireoide e por conta disso ela observou que eu tenho as cordas vocais um pouco danificadas”, enfatizou a aluna.