UNATI: Disciplina busca informar sobre Direito do Consumidor

A Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) tem como finalidade a promoção e o incentivo de ações para melhoria do padrão de vida saudável das pessoas idosas mediante a realização de cursos que facilitem a aquisição de novos conhecimentos e integração na sociedade. Pensando nisso, a disciplina de Direito do Consumidor foi desenvolvida para alertar os idosos sobre seus direitos.

A professora ministra pela primeira vez na Unati UESPI

Vitória Luz Moura de Melo, formada em Direito e Mestre em Gestão Pública, conta que é sua primeira vez ministrando aulas. Ela diz que está bastante contente com a oportunidade “Ministrar aulas para a terceira idade é incrível, eles são muito participativos, colaboram para a aula ser prazerosa” ressalta.

As aulas têm como objetivo conscientizar os idosos dos direito do consumidor

A disciplina de Direito do Consumidor tem por objetivo assegurar que os consumidores obtenham acesso às informações quanto à origem e qualidade dos produtos e serviços. De acordo com a profissional, as aulas contribuí para os alunos não serem enganados. “Eu vou trazer algumas noções para que eles saibam se defender e lutar pelas coisas que eles querem. Ajudarei a não serem ludibriados, como, por exemplo, em caso de fazer cartão em lojas e ser taxado abusivamente, isso é uma prática que é vedada pelo Código do Consumidor só que se você não conhece, isso passa batido, mas sabendo um pouco sobre os seus direitos, lá no CDC (Código de Defesa do Consumidor), não é lesado” afirma Vitoria Moura.

As aulas da Unati mobilizam docentes, técnicos, voluntários externos à Instituição e alunos de graduação da Universidade Estadual do Piauí-UESPI para a realização de cursos e outras atividades dirigidas ao segmento idoso.