UESPI se reúne com o Fórum de Inclusão de Pessoas com Deficiência

Por Clara Monte

O vice-reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Prof. Dr. Jesus Abreu, e os representantes do Fórum de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho no estado do Piauí se reuniram hoje (05) na reitoria da instituição.

A pauta da reunião foi a avaliação da entrada e permanência de pessoas com deficiência dentro da universidade. A presidente do Fórum, Natalia Reis, explica que o momento focou principalmente na análise de pessoas autistas e pessoas com deficiência intelectual, pois ainda são as que mais enfrentam barreiras de inclusão.

Participantes da reunião sobre inclusão social

“Nós também conversamos sobre o evento do Fórum de inclusão, que está previsto para setembro. Queremos que seja uma ação de dois dias, conversando e dialogando sobre a imersão do assunto, e a UESPI se colocou como parceira nossa para ajudar no evento.”

A presidente explica um pouco sobre o que acontece na ação e expressa o desejo de incluir todos os municípios no Fórum. “Antes, ele acontecia em um dia, mas a previsão que temos para este ano é ser divido em dois, cheio de palestras, debates, mesas redondas, e até mesmo oportunidades de empregos para pessoas com necessidades especiais. Serão convidadas empresas que oportunizam vagas de trabalho especificadamente para elas. A intenção é conseguir ampliar a ação para todos os municípios do Piauí”.

O vice-reitor, Jesus Abreu, esclarece a importância de inclusão de pessoas especiais nas universidades e reforça a vontade de fazer mudanças nas grades curriculares da instituição. “A nossa intenção é formalizar uma parceria que ajude na adequação, formação e orientações pedagógicas de nossos professores para que eles saibam trabalhar com pessoas com deficiências cognitivas, seja ela autismo, síndrome de down, entre outras”, finaliza.