UESPI se reúne com o Fórum de Inclusão de Pessoas com Deficiência

Por Clara Monte

Na manhã desta quarta-feira (12), aconteceu na reitoria da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), a segunda reunião entre os representantes do Fórum de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho no estado do Piauí  com o vice- reitor da instituição, Prof. Dr. Jesus Abreu.

A reunião da vez teve como foco definir mais detalhamentos sobre a parceria do fórum com a UESPI. A intenção do projeto é  amenizar as dificuldades do alunato com deficiência para efetivar sua permanecia na instituição.

A oportunidade contou com a presença de professores, intérprete de libra, assistente social e psicóloga da UESPI. A presidente do Fórum, Natália Reis, enfatizou a necessidade de formalizar protocolos com informações necessárias sobre o número de alunos deficientes dentro da instituição para poder avançar na organização da parceria. “A universidade tem um setor estudantil e uma regulamentação desse setor. O primeiro passo é organizar todos os dados importantes para podermos construir estratégias eficientes e que estejam ao nosso alcance”.

Os primeiros passos definidos da reunião foi a junção de dados específicos como: quantidade de alunos deficientes na instituição e o número de evasão devido as dificuldades de permanência. Além disso, para a Pró-reitora, Profa. Mônica Gentil, é importante a formação adequada dos professores, focando na parte pedagógica para auxiliar nos avanços da causa. “Uma coisa que percebemos muitas vezes é a falta de informações sobre esse assunto, o que acaba, consequentemente, causando problemas na hora do educar. Para não acontecer esse tipo de situação é importante a formação mais especifica, para que nossos professores sejam profissionais capacitados para atender esse público”.

Foram discutidos também os maiores desafios enfrentados dentro do tema, com o objetivo de elaborar estratégias para um melhor suporte técnico para a inclusão de deficientes dentro da instituição. O vice-reitor, professor Jesus Abreu, afirma que essa parceria ajuda muito na restauração de inclusão, reafirmando a necessidade de oficinas de formação sobre a acessibilidade e temas como atendimento ao aluno e adequações de currículo.

“Tenho certeza que esse parceria é muito importante para avanços dentro da causa e aqui vamos fazer o que for possível para melhoria na universidade pensando na entrada e permanência deles dentro da academia de ensino. Aqui, estamos discutindo situações reais para formalizar atitude viáveis e que realmente se concretizem”, finaliza