Por: Lucas Ruthênio
A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio do curso de Ciências Biológicas do campus Torquato Neto, iniciou, hoje, a Semana do Meio Ambiente e segue até sexta-feira (06).
O evento é promovido pelo Centro Acadêmico de Biologia e visa incentivar debates e práticas que estimulem uma visão crítica sobre os desafios contemporâneos da sustentabilidade e o papel transformador da educação ambiental.
A abertura da programação contou com a palestra da Profª Drª Carla Ledi, com o tema “Os Novos Caminhos da Sustentabilidade”. Em sua fala, a docente convidou os participantes a refletirem sobre o uso recorrente e superficial do termo “sustentabilidade” e propôs uma abordagem mais profunda e contextualizada. “A palestra, na realidade, era justamente para a gente refletir sobre o que é realmente sustentabilidade. O que nós queremos alcançar com sustentabilidade. Muitas vezes a gente fala essa palavra de forma superficial. Vamos chegar no desempenho sustentável, vamos atingir a sustentabilidade. Mas o que significa realmente todas as dimensões que estão relacionadas com o consumo? De que forma o consumo pode mudar? Porque o regulamento sustentável é praticamente agregado pelo mercado”, destacou.
A professora ressaltou ainda que o conceito de sustentabilidade deve ser pensado de maneira ampla, incluindo as dimensões sociais, culturais, ambientais e humanas. “Quando a gente fala que quer a sustentabilidade, temos que pensar se ela é possível e levar em consideração todas essas dimensões. A questão da liberdade, da cultura, do bem-viver. Foi isso que abordei na palestra: reflexões sobre o que é sociedade e como a sustentabilidade se insere nesse contexto”, explicou.
Outro ponto central da discussão foi o papel da educação ambiental como instrumento de transformação. Segundo a professora Carla Ledi, a educação ambiental deve ser compreendida como um meio e não como um fim em si. “Educação ambiental não é um objetivo. A gente não quer alcançar a educação ambiental, ela é um meio para se alcançar algo maior. Assim como a sustentabilidade, ela precisa considerar o contexto histórico, social e a realidade das pessoas. A educação ambiental precisa fazer sentido para quem a vivencia e isso exige uma abordagem crítica, reflexiva e situada”, pontuou.

Professora Dra. Carla Ledi abre a Semana do Meio Ambiente na UESPI com palestra sobre os novos caminhos da sustentabilidade.
A Semana do Meio Ambiente segue com uma programação diversificada ao longo de toda a semana, incluindo oficinas de jardinagem, pigmentação vegetal, construção de terrários e pintura com elementos naturais. Também estão previstas rodas de conversa sobre preservação da fauna silvestre, etologia animal, o papel das abelhas sem ferrão na manutenção dos ecossistemas e o uso de plantas medicinais na cultura popular.
Na sexta-feira (06), as atividades serão encerradas com a apresentação de trabalhos acadêmicos desenvolvidos por estudantes do curso de Ciências Biológicas, no Laboratório de Artes do campus Torquato Neto. Os trabalhos abordarão diferentes temáticas ambientais, integrando perspectivas teóricas e práticas voltadas à construção de uma sociedade mais consciente e sustentável.