UESPI promove o I Seminário Interdisciplinar em Sociedade e Cultura e Seminário Internacional Independências dos Brasis

Por Giovana Andrade

O I Seminário Interdisciplinar em Sociedade e Cultura e o Seminário Internacional Independências dos Brasis serão realizados nos dias 10, 11 e 12 de agosto de 2022 em Teresina-PI. Os eventos simultâneos ocorrem de forma semipresencial, sendo as conferências e mesas redondas presenciais com transmissão pelo canal NEHST UESPI no Youtube e os simpósios temáticos, minicursos e oficinas de forma remota, via Google Meet, que ocorrerão no segundo e terceiro dia do evento.

Os seminários são uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociedade e Cultura da Universidade Estadual do Piauí PPGSC/UESPI, do Centro de História da Universidade de Lisboa, do PPGHIST/UEMA, do PPHIST/UFPA e UFPI.

O objetivo é propor debates em torno do projeto de Independência dos Brasis, com ênfase nas questões relacionadas à construção de territórios e fronteiras regionais, as independências do mundo atlântico, portuguesa, espanhola e francesa, escravização e liberdade. Os artigos apresentados nas Comunicações Orais serão publicados posteriormente em um Ebook.

O acontecimento estará integrado ao Calendário de Comemoração do Trincentésimo aniversário da Capitania do Piauí e Duocentenário da Adesão do Piauí à Independência do Brasil.

O prof. Me. Daniel Solon , que também é um dos organizadores do seminário, relata que o evento visa discutir não apenas os 200 anos de independência do Brasil, mas ampliar a discursão a partir de diversos olhares e temporalidades. “A ideia é fazer com que o Brasil de ontem e hoje sejam colocados em debate, a partir de pesquisas que extrapolam diversas fronteiras”, destaca.

As mesas-redondas e conferências acontecerão no Teatro Torquato Neto (Centro Cultural Clube dos Diários): Rua Álvaro Mendes, 1270, Centro (Sul), Teresina-PI.

Confira a programação:

– 10 de Agosto, Quarta-feira:

8h30 – Mesa de Abertura

Palavras Iniciais da Comissão Organizadora

Eixo 1: Províncias do Norte: Territórios e Fronteiras

9h00 – Mesa I: Capitanias e Províncias do Norte: territórios e fronteiras

Helidacy Maria Muniz Corrêa (PPGHIST/UEMA)

Mairton Celestino da Silva (UFPI)

Rafael Chambouleyron (PPHIST/UFPA)

11h00 – Palestra

“O ‘Burlamaquismo’: a suspensão de D. José Tomás de Meneses e a extinção do Estado do Maranhão e Piauí”

Fabiano Vilaça dos Santos (PPGH/UERJ)

Eixo 2: “Independências”, Mundo Atlântico e suas reflexões nas Américas

15h00 – Mesa II: “Independências”, Mundo Atlântico e suas reflexões nas Américas

Marcelo Cheche Galves (PPGHIST/UEMA)

Adilson Junior Ishihara Brito (ProfHistória/UFPA)

Marcelo de Sousa Neto (ProfHistória/UESPI)

Alcebíades Costa Filho (PPGSC/UESPI)

17h00 – Coffee Break

18h00 – Conferência de Abertura

“O território do Brasil na Independência”

María Verónica Secreto de Ferreras (PPGH/UFF)

– 11 de Agosto, Quinta-feira

8h00 às 12h00 – Simpósios Temáticos (Google Meet)

Todos os Simpósios Temáticos.

Eixo 3: Escravidão e Liberdade: experiências dos Brasis

14h00 – Mesa III: Escravidão e Pós-abolição: experiências dos Brasis

Cláudia Cristina Azeredo Atallah (UFF, PPGHS/UERJ)

Francisca Raquel da Costa (ProfEPT/IFPI)