UESPI promove live sobre saúde mental do trabalhador no contexto pós-pandemia

Por Vitor Manoel

A Pró-Reitoria de Ensino e Extensão de Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) promoveu um bate-papo, nesta segunda-feira (02), sobre a saúde mental do trabalhador no contexto pós-pandemia em função do Dia do Trabalho. A conversa está disponível no canal do YouTube UespiOficial.

O tema da palestra foi: A importância do cuidado com a Saúde Mental do Trabalhador no contexto pós-pandemia. Na ocasião, a PREX reforçou a divulgação do serviço de Psicologia da UESPI disponível de forma gratuita para toda a comunidade acadêmica, destacou a chegada de mais profissionais que irão reforçar a equipe para o atendimento na Universidade.

A Pró-reitora, Profa.Dra. Ivoneide Alencar, trouxe uma perspectiva histórica sobre a data  tanto no âmbito nacional quanto mundial, além de relacionar com  a realidade piauiense.

“Nós sabemos que durante a pandemia muitas pessoas ficaram desempregadas, portanto temos que agradecer pelas oportunidades todos os dias, já que nem todas as pessoas tem as mesmas chances que temos de ter um ambiente para trabalhar, de acordar todos os dias para ajudar no nosso sustento e das nossas famílias”, finaliza.

O reitor da UESPI, Professor Doutor Evandro Alberto,  pontuou o trabalho feito pela PREX de trabalhar em prol da saúde e do bem-estar da comunidade uespiana.

“Espero que cada vez mais a gente consiga se fortalecer depois desse difícil processo pandêmico, gostaria de agradecer a todos os colaboradores e colaboradoras da Universidade, que sempre estão trabalhando em favor do seu público e da comunidade e da sociedade, por isso nós queremos renovar nossas esperanças nesse dia e que dias melhores virão”, encerra.

Reitor da UESPI Prof. Dr. Evandro Alberto participa do bate-papo

A palestrante, Psicóloga Juma Frota,  ressaltou sobre o desafio da voltar presencialmente e de como isso pode afetar na saúde mental do trabalhador. “Nada melhor do que falar sobre a saúde mental. É algo que deve ser pontuado, é algo que deve ser sempre destacado. O retorno presencial pode ser difícil, mas o primeiro passo é dividir esse processo com os colegas. Então falar e trabalhar alternativas mais dinâmicas podem ser a solução”, diz.

Serviço de Psicologia UESPI

O serviço de Psicologia citado na live é disponibilizado de forma gratuita e direcionada para toda a comunidade acadêmica. A finalidade é de realizar trabalhos de prevenção e assistência psicológica aos discentes, funcionários efetivos e/ou terceirizados, bem como assessorar diferentes setores da Instituição, contribuindo para o bem-estar emocional e a promoção da saúde mental da comunidade acadêmica.