UESPI promove II Semana de Enfermagem Unificada

Por Vitor Gaspar

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) está realizando a II Semana de Enfermagem Unificada em alusão ao Dia Internacional da Enfermagem e ao Dia do Enfermeiro, que é comemorado nesta sexta-feira, 12 de maio.

Este evento é a segunda semana unificada da UESPI, que envolve os quatro campi: Floriano, Parnaíba, Picos e Teresina, e tem como objetivo aumentar a visibilidade dos cursos e promover maior integração entre eles.

A ação está acontecendo de híbrida, com palestras remotas e minicursos presenciais destinado aos acadêmicos e profissionais de Enfermagem da UESPI e a comunidade científica em geral.

Evento que reúne estudantes, profissionais e pesquisadores da área

Este ano, o tema central  é a enfermagem como uma força brasileira, que tem como objetivo motivar a luta pelas conquistas e pelo reconhecimento profissional. Segundo a coordenadora do curso, em Teresina, Arethuza de Melo, estão sendo trabalhadas atividades que envolvam a força da profissão no serviço de saúde.

“Também estamos abordando a atuação da enfermagem dentro do desenvolvimento sustentável. Teremos uma palestra sobre marketing social para que as ações de saúde pública possam ter maior visibilidade e alcance na sociedade, visando bons resultados na prevenção em saúde”, afirma.

A segunda edição da conta com palestras, mesas redondas e minicursos sobre o papel da profissão na saúde brasileira, a valorização do trabalho da enfermagem, entre outros temas relevantes para a área. As atividades serão gratuitas e incluirão transmissão remota de palestras e mesas redondas, além de minicursos presenciais com carga horária de até 80 horas.

Confira a programação completa:

12 de maio – Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro

Nesta sexta-feira, 12 de maio, é comemorado o Dia Internacional da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro, data em que se celebra e homenageia os profissionais que dedicam suas vidas para cuidar do próximo. A UESPI, comprometida com a formação de profissionais da área de saúde, valoriza e destaca a importância do enfermeiro para a sociedade.

Com cursos oferecidos nos campi de Floriano, Parnaíba, Picos e Teresina, a instituição forma anualmente profissionais capacitados e preparados para atuar em diversas áreas da saúde. Essa é uma das profissões mais importantes do setor, pois envolve cuidados diretos e contínuos aos pacientes em diversos níveis, desde a prevenção até o tratamento de doenças.

Além disso, o enfermeiro é um profissional essencial na promoção da saúde e bem-estar da população, com um papel importante na gestão de serviços de saúde, na pesquisa e no desenvolvimento de políticas públicas para a área. A UESPI reconhece a relevância do trabalho desses profissionais e busca constantemente aprimorar a formação de seus alunos, oferecendo uma sólida base teórica e prática para que possam atuar de forma efetiva e humanizada.