UESPI lança edital para seleção de bolsista para o programa de mestrado profissional em ensino de Física

Por João Fernandes

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por intermédio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós Graduação (PROP) e da Coordenação do Polo 66 do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física, torna público os procedimentos para o processo seletivo de bolsistas para o Programa de Nacional em Ensino de Física (MNPEF).

O programa é voltado para professores de Ensino Médio e fundamental com ênfase principal na área de Física, O objetivo é capacitar em nível de mestrado professores da Educação Básica quanto ao domínio de conteúdos de Física e de técnicas atuais de Ensino para aplicação em sala de aula como, por exemplo, estratégias que utilizam recursos de mídia eletrônica, tecnológicos e/ou computacionais para motivação, informação, experimentação e demonstrações de diferentes fenômenos relativos à Física.

Os procedimentos integram o EDITAL MNPEF N° 01/2023 com propósito alocar bolsas de estudo para os novos discentes do programa de mestrado. Os recursos serão disponibilizados pela CAPES/PROEB, seguindo os prazos e critérios disponibilizados, e de acordo com a disponibilidade financeira. As vagas contemplam o edital publicado pelo Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – MNPEF.

Os discentes selecionados só poderão receber a bolsa concedida pela CAPES, estando  regularmente matriculado no PROFIS/MNPEF/SBF que atenda às seguintes exigências:

I – Comprovar efetiva docência de Física ou Ciências na Educação Básica da rede pública de ensino, durante todo o período de vinculação ao curso;

II – Comprovar ser professor pertencente ao quadro permanente de servidores da Rede Pública de Ensino do país;

III – Comprovar aprovação em estágio probatório;

IV – Firmar termo de compromisso colocando-se sob disponibilidade para integrar banco de currículos com a finalidade de atuação na função de tutor no âmbito do Sistema UAB, após o término de seu curso, por igual período ao de vigência de sua bolsa;

V – Estiver cadastrado na Plataforma de Educação Básica da CAPES, acessada pelo seguinte endereço eletrônico: https://eb.capes.gov.br/; VI – Não usufruir, ou já ter usufruído, de bolsa em qualquer modalidade, salvo as permitidas pela legislação em vigor;

VII – Não ser discente em outro programa de pós-graduação.

As bolsas serão pagas por 24 meses, com início previsto para março de 2023 e término em fevereiro de 2025.

Os candidatos devem ler atentamente o edital de seleção e preencher  o formulário de inscrição disponível no (ANEXO 1). As atividades letivas dos candidatos aprovados e selecionados iniciaram no primeiro semestre de 2023

Segundo o professor Agmael Alves, coordenador do polo 66 MNPEF-UESPI, é de suma importância ter o programa de Mestrado no Campus de Piripiri por proporcionar um imensurável desenvolvimento na área. “ Buscamos fazer um projeto interdisciplinar, onde o professor de física tenha um maior desenvolvimento na área para que ele tenha tenha um domínio completo da física e de teorias educacionais, com isto, teremos profissionais capazes de desenvolverem pesquisas alinhadas a novos produtos educacionais” destaca o professor.

Inscrições

As inscrições para o processo seletivo foram realizadas por meio de manifestação de interesse (Anexo I) em concorrer uma das bolsas ofertadas a serem ofertadas pela CAPES.

Posteriormente, o polo 66 deverá realizar uma seleção interna posteriormente à publicação do resultado final da relação de interesse da manifestação de interesse dos candidatos, onde na ocasião dará ampla divulgação dos critérios de classificação dos candidatos às bolsas inscritos neste edital.

Confira o edital completo