UESPI inaugura Pista de Atletismo de padrão internacional nesta segunda-feira(12) – Uespi

UESPI inaugura Pista de Atletismo de padrão internacional nesta segunda-feira(12)

A Pista de Atletismo de padrão internacional da Universidade Estadual do Piauí será inaugurada nesta segunda-feira (12), às 8h30. A solenidade terá  a presença do governador do Estado do Piauí, Wellington Dias, do reitor da UESPI, Evandro Alberto e de autoridades do governo federal e do estado do Piauí.

O evento será exclusivo para convidados em razão da pandemia. A comunidade acadêmica, atletas, sociedade piauiense e demais interessados podem acompanhar o evento através da transmissão nas redes sociais do Governo do Estado, no canal do Youtube Uespioficial e pela TV Antares.

 

Nova Pista de Atletismo da UESPI

A Pista de Atletismo da UESPI atende os padrões da World Athletics, antiga Associação Internacional de Federações de Atletismo – IAAF, que é o órgão responsável pelo gerenciamento do atletismo a nível mundial.

A pista tem 400 metros de extensão, nas dimensões e características recomendadas pela Confederação Brasileira de Atletismo, 8 raias, em uma área total de 5.000 m².  A infraestrutura conta com uma pista de 100 metros, duas pistas de salto com vara, duas pistas de salto triplo e extensão, duas bases para lançamento de peso, uma pista para lançamento de dardo, duas pistas para salto em altura.

Segundo o Professor Móises Mendes, coordenador da área de esportes da Pista e professor do curso de Educação Física, a Pista de Atletismo tem certificação nível 2 padrão internacional, que permite ser usada em modalidades do atletismo e competições nacionais e internacionais, como por exemplo: corridas, saltos e arremesso.

Financiamento da obra

A obra construída com recursos do Ministério dos Esportes, através de emenda parlamentar da Deputada Federal Iracema Portella (Progressistas-PI), no valor destinado de R$8.500.000,00, através do convênio com o Ministério dos Esportes com mediação da Caixa Econômica Federal. O valor total gasto com a obra nas duas etapas, de construção de infraestrutura e implantação dos acessórios, foi de R$ 6.945.301,17.