UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

UESPI fortalece protagonismo na inovação e tecnologia com participação no NEON 2025

Por: Eduarda Sousa 

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) marca presença no NEON 2025, o maior evento de inovação e tecnologia do Nordeste, realizado em Teresina. Com a apresentação de startups que evidenciam o potencial científico e tecnológico da instituição, a UESPI destaca seu papel no incentivo à inovação.

UESPI presente no NEON 2025

Entre as iniciativas levadas ao evento estão os projetos Neurocirai Soft, Apoty, Web Leia e o programa Viva +, que demonstram como o conhecimento científico pode se transformar em soluções reais para a sociedade. A presença da UESPI evidencia o potencial dos projetos desenvolvidos por professores, estudantes e pesquisadores nos diversos campi da instituição.

O NEON tem sido um espaço essencial para consolidar parcerias, dar visibilidade aos resultados alcançados pela universidade e fortalecer o compromisso com a inovação. “Tem sido um momento ímpar, porque é um espaço grandioso, tanto pela quantidade de pessoas quanto pela qualidade dos projetos e startups apresentadas. O evento representa uma oportunidade de sensibilizar outros docentes e pesquisadores sobre a importância de se engajarem no ecossistema de inovação e tecnologia. É um momento de comemorar, de repensar e também de convidar quem ainda não faz parte desse movimento a se aproximar. A maratona de criatividade, de novas ideias e de projetos inovadores que acontece aqui, reforça o potencial da nossa universidade”, destacou o professor Talles Antão, diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT).

A participação no NEON também tem sido vista como uma oportunidade de aproximar o conhecimento produzido na universidade da sociedade e fortalecer o diálogo com diferentes públicos. “Nós produzimos tecnologias e adoramos que essas tecnologias sirvam para a comunidade. Este espaço é uma oportunidade de apresentar o trabalho que estamos desenvolvendo com ciência e extensão e convidar a comunidade acadêmica e interessados a conhecer novas formas de pensar e produzir conhecimento”, destacou o professor Alcemir Santos, um dos sócios fundadores da Apoty.

Estande da UESPI evidencia protagonismo em tecnologia e inovação

A relevância do trabalho realizado pela universidade no fomento a tecnologia e na criação de conexões com o mercado também foi destacada como um diferencial importante durante o evento. “A UESPI fez um trabalho muito bem feito na criação e desenvolvimento dessas startups. A universidade tem integrado pesquisas e oportunidades de fomento, conectando estudantes e pesquisadores a parceiros e investidores. Esse esforço é essencial para transformar ideias em negócios sustentáveis”, ressaltou Samuel Moraes, gerente da Unidade de Inovação do Sebrae.

Samuel também destacou o papel estratégico do NIT na consolidação desses projetos. “O NIT é quem encontra essas pesquisas, estimula o acesso a editais e apoia o pesquisador para que ele consiga levar suas criações ao mercado. Desenvolver a pesquisa é o primeiro passo, o segundo é transformar esse conhecimento em soluções que gerem impacto e retorno para quem produz”.

A participação no NEON 2025 reforça o compromisso da UESPI em promover a inovação como parte do seu projeto institucional de ensino, pesquisa e extensão, consolidando o protagonismo da universidade no cenário regional e nacional.