Reitor e Governo autorizam obras de reforma na Uespi de São Raimundo Nonato

Por Clara Monte

Na tarde desta terça-feira (10), a Administração Superior da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) representada pelo Magnífico Reitor, Prof. Doutor Evandro Alberto e a equipe do Departamento de Engenharia e Arquitetura da instituição, visitaram o Campus Prof. Ariston Dias Lima, em São Raimundo Nonato.

O objetivo foi fazer uma avaliação técnica do campus e dar início as obras de reformas estruturais.

Diretora do Campus, Janilde de Melo, Reitor, Evandro Alberto e Engenheira, Tallyta Sousa

Na visita, o DENG pôde traçar estratégias para a criação do projeto de manutenção. Tallyta Sousa Lopes, Diretora do Departamento e também ex-aluna da UESPI, ressaltou que a transformação no campus será na restruturação de salas e construção de uma subestação aérea de 15KV na universidade.

“Nessa obra, vamos fazer a reconstrução das salas de aulas, que precisam de reparos, e também na construção de uma subestação elétrica para atender toda a comunidade acadêmica da universidade de São Raimundo Nonato. Nós temos como tempo de finalização da reforma prevista para 90 dias, mas provavelmente, pode haver uma prorrogação por conta do trâmite de aprovação, pois haverá uma troca do transformador com maior capacidade para atender toda a instituição”.

Projeto técnico da reforma sendo planejado

O Reitor Evandro Alberto procurou tranquilizar a comunidade acadêmica em relação aos problemas com a energia afirmando que, após a construção da nova subestação, a crise com a rede elétrica não vai mais ser um contratempo.

“Estamos dando a largada para atender a comunidade do Campus Prof. Ariston Dias Lima, principalmente, para reformar os locais que mais precisam de consertos e que apresentavam problemas. Essa obra somente está sendo possível com a ajuda do Deputado Estadual Hélio Isaias (PT) que, em 2022, destinou os recursos e também porque o governo garantiu os recursos para a execução das obras. Agora, estamos aqui para dar início com a nossa equipe de engenheiros, que vão acompanhar toda a construção. Quero também agradecer a ex-governadora Regina Sousa e o atual governador, Rafael Fonteles, que assume o compromisso de executar essa reforma”.

Professora Janilde de Melo, Diretora do  Campus, destacou sua satisfação com o início das obras. “Essa reforma é realmente uma felicidade para nossa comunidade. É muito importante está começando a acontecer a concretização dessas melhorias dentro da universidade. Essas obras vão chamar mais atenção de outros interessados que desejam estudar aqui na Uespi”.

As obras iniciam nesta quarta-feira (11), com o orçamento de R$ 343.581,00 reais com recursos do tesouro.

Diretora do Campus, Janilde de Melo