Uespi Corrente: campus celebra 30 anos de existência

Por Anny Santos

O evento “Uespi Campus Deputado Jesualdo Cavalcanti: 30 anos de histórias e Memórias”, idealizado pela direção e coordenadores do campus, marca uma trajetória que se que se iniciou em 1993, no município de Corrente.

A abertura das atividades, no dia 24 de abril, contou com uma sessão solene, rememorando fatos relevantes e homenageando pessoas que atuaram no processo e na história do campus. Ao longo dos últimos dias, foram realizadas palestras, minicursos e mesas redondas, além da recepção de alunos do nível médio e fundamental, bem como de alunos do próprio campus, que tiveram a oportunidade de conhecer os laboratórios e setores administrativos.

O professor Alcir Rocha, Diretor do Campus, destaca que cada coordenador de curso se reuniu com o colegiado (formado por professores e alunos), para que definissem quais atividades fariam nesta semana de celebração. Segundo ele, os alunos participaram ativamente desse processo. “O propósito inicial é divulgar o campus para captar mais alunos da região, além de rememorar a história do mesmo, gerando identidade à comunidade acadêmica”.

Nos últimos dois anos, de acordo com o Diretor, foram realizadas melhorias na iluminação interna e externa, pintura das salas e da fachada, acesso a internet, substituição das portas e quadros de madeira para de vidro, requalificação da secretaria, sala dos professores e sala dos coordenadores.

Sophia Loren Batista Cardoso, aluna do 7° período de Zootecnia, participou da mesa de honra como representante dos alunos do campus e destaca que foi uma experiência única. “Tenho orgulho de fazer parte desse campus. Esse evento contribui bastante para mim, pois teve palestras de grande valia que irão acrescentar ainda mais na minha formação”.

Educação que promove educação

A professora Raimunda Maria da Cunha, egressa da primeira turma do curso de Pedagogia, conta um pouco sobre sua trajetória, que se faz atrelada a história do campus. Ela destaca que concluiu o curso em 1996 e por não haver acesso a uma pós-graduação em Corrente, na época, seguiu para Brasília. Após o período, retornou para Corrente e foi aprovada no concurso da Uespi, em 2004, assumindo como professora e, ao longo da história do campus, sendo coordenadora do curso de Pedagogia por três vezes, além de ser a primeira diretora eleita do campus, em 2008.

“Como professora desenvolvo projetos nas três frentes universitária: ensino, pesquisa e extensão. É importante voltar para a instituição onde me formei, como professora. Mesmo como docente é momento desafiador. Meu compromisso com a Uespi vai existir enquanto aqui estiver, em dar o melhor e poder contribuir da melhor e mais eficiente forma em nome da qualidade da educação superior e da formação profissional dos alunos”, finaliza.

Quem foi Jesualdo Cavalcanti?

Jesualdo Cavalcanti Barros foi um político piauiense que lutou pela educação da região do extremo sul do Piauí. No decorrer da vida,  exerceu a função de Secretário do Estado, Conselheiro do Tribunal de Contas, escritor e participou ativamente da política estudantil dos anos de 1950 e 1960.

Confira mais fotos do campus