Uespi

Brasão_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Brasao_Pi_h

UESPI 36 ANOS: Educação de ensino superior da UESPI alcança o interior do estado através do sistema UAPI

Por Ana Raquel Costa

Na primeira reportagem especial da semana, a Assessoria de Comunicação destaca as ações da Universidade Aberta do Piauí (UAPI). Instituído em dezembro de 2016, o sistema Universidade Aberta do Piauí (UAPI) tem a finalidade de expandir e interiorizar a educação superior por todo estado do Piauí. A oferta dos cursos acontece através da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e, atualmente, leva o Bacharelado em Administração para cerca de 183 polos espalhados em cidades do interior do Piauí.

Como uma instituição de ensino público, a UESPI assume desafio e o compromisso de levar educação de qualidade para todo o  sistema UAPI. A formação de mais de 6 mil alunos matriculados nas três etapas do programa conta com uma equipe de professores especialistas, mestres e doutores, que atuam no ensino, tutoria e supervisão do ensino dos alunos.

Transformação no Interior

“O curso aqui (no interior do estado) possibilita  essas pessoas a terem o acesso ao ensino superior e isso demonstra uma cobertura para todas as pessoas que estão dentro da cidade do interior. Com a entrada da UAPI, nós fechamos a cobertura de quem deseja um futuro através da educação”, afirma o Coordenador do polo de Cocal dos Alves, Professor Darkson Vieira Machado. Para ele a oferta do curso de Administração pela UAPI é uma possibilidade para aqueles que não conseguem se mudar para outras localidades em busca de uma formação.

 

Professor Darkson Machado junto aos alunos do polo de Cocal de Alves.

 

Na avaliação do Docente, a chegada do curso ainda possibilita um fomento na economia local, já que grande parte da renda da cidade de Cocal dos Alves, por exemplo, tem como origem o comércio e os pequenos negócios. “Eu vejo o impacto local. Aqui precisa que as pessoas saibam gerir mais, saber a questão do empreendedorismo, administrar seu próprio negócio e desenvolver outros. Então, a longo prazo, eu vejo nesse curso de administração uma melhora muito grande na economia local’, comenta o especialista.

Histórias de Superação: “Um novo mundo me foi apresentado”

O acesso ao ensino superior parecia algo distante para Marayane Magalhães, aluna da UAPI no polo do município de São João da Fronteira. Ela conta que não pensou duas vezes em fazer o vestibular mesmo tendo terminado o ensino médio há 17 anos e estando em uma gravidez arriscada.

“Mesmo em meio a uma gravidez de alto risco, eu me inscrevi e passei. Com três dias após eu fazer o vestibular, fui internada para tirar meu filho com apenas 8 meses de gestação. Depois de longos 23 dias de UTI, eu e meu filho chegamos em casa e a alegria maior foi saber que eu fui uma das aprovadas. Deste então minha vida mudou totalmente. Um novo mundo me foi apresentado e estou totalmente apaixonada por ele. Não me vejo mais como uma pessoa sem nenhum tipo de expectativas, pois sei que agora perto de mim, na minha cidade, tem um polo da UAPI”, relata com alegria a discente.

O aluno Lailson Ramos descreve a UAPI como um campo de esperança. Estudante vinculado ao polo de Itaueira, ele relata que há anos falava-se em uma universidade pública na cidade que possibilitasse o acesso ao ensino superior sem necessidade de deslocamento para outras localidades.

 

As aulas são captadas na capital Teresina e disponibilizadas para todo o Piauí através dos polos de ensino.

 

“Este curso de Bacharelado em Administração, bastante aceito pela sociedade local, veio para aqueles que tinham o anseio de um curso superior sem a necessidade de sair das proximidades de seus familiares ou de seu trabalho. A UAPI nos proporcionou tal conquista, podendo fazer um curso superior sem prejudicar o acesso aos nossos trabalhos. Este curso é o primeiro em nossa cidade em âmbito de curso superior estadual. Obrigado Coordenadores da UAPI, NEAD e UESPI por nos proporcionar um curso de excelência e importante para o nosso município”, celebra Lailson.

Aos 44 anos, Maria Fabelina Nunes confirma, através de seu exemplo, que não há idade certa para recomeçar. A estudante do polo de Paulistana conta que está realizando um grande sonho que foi suspenso anos atrás pelas circunstâncias da sua vida pessoal. “Tive que optar por cuidar da minha família, trabalhar ou terminar meus estudos, portanto não tive muita opção e tive que adiar o grande sonho de concluir meus estudos. Após o meu regresso, depois de 28 anos tentando a vida em outro Estado, tive a grande oportunidade de me inscrever no seletivo para o curso Bacharelado em Administração pela UAPI e estou muito feliz em estar realizando meu grande sonho, que eu achava que nem ia mais conseguir.”, relata a estudante.

Inovação e Esperança através da UAPI

O que parecia algo surreal, chega ao extremo interior do Piauí com qualidade e inovação de acordo com o estudante Taffarel Oliveira vinculado ao polo de Várzea Branca. Ele entende que o ensino que recebe através do sistema  UAPI tem mesmo reconhecimento de qualquer universidade ou ensino presencial.

“A UAPI é real e vem nos abrindo portas, despertando horizontes que jamais imaginaríamos alcançar em tão pouco tempo. É uma super equipe por trás de um universo de conhecimentos repassado a nós todos os dias. Além de excelentes professores, mestres e doutores renomados, temos, diariamente, a assistência de tutores que vão além de suas funções. São mais que orientadores, são pessoas que motivam, incentivam e aconselham. De todas as experiências da minha vida a UAPI é a que mais tem me surpreendido positivamente”, confessa o graduando.

 

Os alunos recebem os conteúdos das disciplinas na sede do polo em que estão matriculados.

 

A estudante do polo de Santo Inácio do Piauí, Leidiane Oliveira, avalia com gratidão a chegada do ensino superior da UESPI através do sistema UAPI. Ela comenta que não teria condições de ir fazer um curso fora e está feliz com a chegada de um Bacharelado que trata de assuntos de grande impacto na atualidade.

“No meu caso, não tinha uma instabilidade financeira que pudesse suprir todas as minhas necessidades de morar em outra cidade para poder cursar a faculdade que tanto queria. Está sendo a realização de um sonho ingressar na vida acadêmica. É um curso muito bem disponibilizado, porque abrange muitos assuntos de grande impacto na nossa atualidade, principalmente nos dias de hoje em que se almeja crescer profissionalmente. É algo inovador poder estudar on-line e ter tempo para conciliar trabalho e estudo. É um dos aspectos que todo estudante queria poder ter”, elogia a futura administradora de Santo Inácio do Piauí.

Qualificação para Empreendedores

A empreendedora Edinalva de Morais é uma das alunas do curso de Bacharelado em Administração ofertado pela UAPI. Empreendedora há cerca de oito anos no mercado varejista, a estudante do polo de São João da Varjota viu a necessidade se qualificar para poder gerir seu negócio com a qualidade necessária e encontrou a oportunidade perfeita na oferta do curso da UESPI.

“A empresa se iniciou como Microempresa, migrou para ME, em 2018, e desde então percebi a necessidade de buscar mais conhecimentos, uma profissionalização nessa área. Nesse sentido, o curso de Bacharelado em Administração através da UAPI tem sido um verdadeiro divisor de águas em minha vida, por ser um curso à distância, que me proporciona trabalhar e estudar ao mesmo tempo. No campo empresarial atual não é aconselhável empreender empiricamente, sou exemplo vivo, principalmente para aqueles que assim como eu desejam crescer e evoluir no seu negócio. Estou ainda terminando o primeiro período, mas tenho consumido bastante do curso no sentido de aprendizagem. Estou muito feliz com a maneira como são trabalhadas cada disciplina, com os temas abordados, como também a interação de toda a equipe envolvida com os discentes e já posso vislumbrar as aprendizagens futuras, haja vista, serão fundamentais na minha profissão”, relata a aluna e empreendedora.

Nesse sentido, ainda que não finalizado, o curso de Administração também já auxilia o aluno Laerte Alves, do polo localizado na cidade de Dom Inocêncio. Os conhecimentos que já foram adquiridos através da grande curricular proporcionaram mudanças na vida financeira dele e da sua família.

“A minha esposa vende produtos de perfumaria e estávamos com dificuldades sobre como calcular o nosso lucro, por isso ficamos com boletos em aberto. Com as aulas de matemática do curso de Administração da UAPI, conseguimos calcular o nosso lucro, manter o estoque abastecido e os boletos em dia. Consegui organizar os horários e tempos de estudos com os conhecimentos sobre gestão do tempo”, comemora o futuro Bacharel em Administração.

 

Alunos do polo de Cocal dos Alves recebendo aulas de reforço da disciplina matemática.

 

UESPI: “sinônimo de conhecimento e aprendizado em todo o Piauí”

Há 36 anos a UESPI vem contribuindo na formação superior de milhares de cidadãos. Os alunos alcançados pelo sistema UAPI reconhecem a importância desse feito ao desejar vida longa á universidade e parabenizar todos aqueles que fazem parte da instituição superior de ensino do estado do Piauí.

“Hoje tenho a honra de parabenizar a instituição de ensino superior UESPI, por ser sinônimo de conhecimento e aprendizagem em todo o Piauí e referência de ensino em todo o País. Agradeço a oportunidade de fazer parte deste time que tem somado na realização do meu sonho e de muitas pessoas, tanto no sentido de cursar ensino superior, quanto no de ter uma vida profissional de sucesso. Parabéns a todos profissionais que fazem parte desta equipe, que o empenho de todos continuei trazendo bons resultados a todos nós!”, felicita a aluna Edinalva de Morais.

“Parabéns, Universidade Estadual Do Piauí e a todos os funcionários participantes dessa grande instituição de ensino, que há décadas trabalha incansavelmente com o processo formativo, reflexivo e crítico na formação de um bom cidadão. Podemos afirmar com convicção que há a dedicação em se oferecer um serviço de qualidade. O que move essa instituição a cada dia é a vontade, o desejo e o sonho de oferecer sempre o que há de melhor para cada ingressante ser um bom profissional do futuro”, finaliza o graduando Laerte Alves.

Continue acompanhando a nossa série de reportagens.