UESPI 36 ANOS: ASCOM prepara material sobre o impacto da universidade na educação pública durante toda a sua existência

No dia 28 de julho a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) completa 36 anos de existência. Para comemorar essa data tão especial, a  Assessoria de Comunicação da UESPI preparou uma série de vídeos e reportagens especiais que mostram como a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) vem transformando a educação pública do Piauí e do Brasil.

Através das mídias sociais da UESPI (Instagram, Facebook e Youtube) você acompanha uma série de vídeos sobre curiosidades de cada campi do interior (Picos, Oeiras, Bom Jesus, Corrente, Floriano, São Raimundo Nonato, Campo Maior, Picos, Uruçuí, Parnaíba, Piripiri, Clóvis Moura e Torquato Neto) além de reportagens especiais sobre projetos de pesquisa, cultura, extensão, ensino à distância, depoimentos de egressos e muito mais!

28 de julho de 1986

A UESPI deu seus primeiros passos em 1984, por meio da Lei Estadual nº 3.967/1984, que instituiu a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação do Estado do Piauí (FADEP), entidade mantenedora dos Centros de Formação de Recursos Humanos, para o ensino da rede pública estadual em nível superior. Em 1985, através do Decreto Federal nº 91.851, foi autorizado a funcionar o Centro de Ensino Superior. Com uma estrutura de cursos superiores já em andamento, o Poder Executivo Estadual aprova a Lei nº 4.230/88 com objetivo de criar as condições necessárias para a instalação da UESPI.

Mas é o dia 28 de julho de 1986 que marca o início da nossa Universidade. Essa foi a data em que se realizou a aula inaugural dos cursos de: Pedagogia/Magistério, Ciências Biológicas, Matemática, Letras/Português, Letras/Inglês e Bacharelado em Administração. A nossa primeira aula foi ministrada pelo professor Dr. Luís Soares Araújo Filho, então subsecretário de Desenvolvimento Educacional do Ministério da Educação (MEC), integrante da equipe que elaborou o projeto de criação da FADEP.

Hoje, a nossa instituição contempla 12 campi com 29 cursos. Através ensino, a pesquisa e a extensão, a UESPI oferta oportunidade de formação nas áreas: Ciências Humanas e Letras, Ciências da Natureza, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Educação, Comunicação e Artes, Ciências da Saúde, Ciências da Tecnologia e Urbanismo e Ciências Agrárias.

Acompanhe as homenagens através das nossas redes: