O que é?
O Exame Nacional de Desenvolvimento dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é aplicado aos estudantes que estão concluindo o curso.
Qual o objetivo?
O principal objetivo do exame, elaborado pelo instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é medir as competências e habilidades dos universitários nos cursos que passaram por alguma alteração
É obrigatório?
O Exame é obrigatório para os alunos que forem selecionados e é uma condição indispensável para colar grau e receber o diploma, mas não existe uma nota mínima para que ele seja aprovado.
Como é a prova?
O Enade tem o tempo de duração de 4 horas e a prova é dividida em questões de formação geral e questões específicas de cada curso
Qual a data da prova?
A prova será realizada em 27 de novembro, e todos os alunos deverão estar nos locais de aplicação às 12h (abertura dos portões às 12h, fechamento dos portões às 13h e início da aplicação do exame às 13h30. Ninguém entrará após o fechamento dos portões).
Qual o local da prova?
O local da prova é divulgado no próprio site do Enade (http://enade.inep.gov.br) após o término do preenchimento do Questionário do Estudante.
Quem procurar em caso de dúvidas?
Converse com o coordenador do seu curso. Ele é responsável pela sua inscrição. Na sequência, você precisa fazer um cadastro para responder ao Questionário do Estudante e conhecer seu local de prova.
Qual a importância?
O resultado do Enade é utilizado pelo MEC para compor a avaliação dos cursos de graduação e das instituições de ensino superior. É por meio do exame que o ministério atribui os conceitos de qualidade e concede ou revoga o reconhecimento das faculdades.
Atenção!
O comparecimento e a realização do Exame é de obrigação dos alunos. Alunos que deveriam, mas não fizeram a prova, ficam impedidos de colar grau e não recebem seus diplomas.