UAPI: Município de Caracol oferta educação superior – Uespi

UAPI: Município de Caracol oferta educação superior

Edison Neres da Silva, aluno da UAPI

Incluída na lista de cidades que ofertam educação superior na modalidade à distância da Universidade Aberta do Piauí (UAPI), o município, distante 613 quilômetros da capital, faz parte do total de 183 polos distribuídos por todo o Estado, que somados a outras instituições, promove a universalização dessa modalidade de ensino. A cidade foi contemplada na 3ª etapa de expansão da UAPI.

“Trabalho na área de sistema de gestão da qualidade e resolvi me inscrever no curso justamente para alavancar minha carreira, pois geralmente quando a gente faz um curso é pensando no futuro e principalmente para poder ser um empreendedor”, disse Edison Neres da Silva, 47 anos, estudante matriculado do curso de Administração do polo da Universidade Aberta do Piauí (UAPI) de Caracol.

O estudante conta que apesar da sua experiência no mercado de trabalho ele tem o sonho de empreender e os conhecimentos que estão sendo adquiridos vão ajudar tanto no seu dia a dia de trabalho como no futuro. “É muito bom poder cursar aqui na cidade mesmo, pois os recursos são poucos para poder ir até Teresina pagar aluguel e todos os gastos que possam ter. A universidade chegando até nós foi muito bom e com certeza vai ser de grande valia para a cidade e vai formar profissionais para a própria cidade”, disse o estudante.

De acordo com o gestor da escola e coordenador do polo UAPI, Isaias Dias de Macêdo, a ação beneficia estudantes da cidade de regiões próximas com ensino de qualidade. “Temos feito o acompanhamento e os alunos assistem as aulas presenciais regularmente aos sábados”, disse o gestor.

A parceria entre Governo do Estado, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Secretaria de Educação (Seduc) e Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPEPI) tem o objetivo de universalizar o Ensino Superior em todo o Piauí e promover qualidade por meio da educação à distância. A UAPI iniciou, ainda em 2017, com a primeira etapa e a abertura de 60 polos; em 2018, a segunda etapa com mais 60 polos; e a terceira etapa com mais 63 polos, totalizando 183 cidades piauienses.

Repórter: Wilk Santos/SEDUC