Uespi

Brasão_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Brasao_Pi_h-1

UAPI: mais de 650 novos administradores recebem grau pela UAPI/UESPI

Por Ana Raquel Costa

Em cerimônia emocionante realizada no Centro de Convenções de Teresina, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) outorgou grau de mais de 658 novos administradores que concluíram o curso de graduação ofertado através da Universidade Aberta do Piauí (UAPI). A solenidade aconteceu de forma híbrida, com evento acontecendo de forma simultânea em Teresina e acompanhado por transmissão ao vivo nos demais 59 polos da primeira etapa do programa. A solenidade contou com a presença de representantes da UESPI, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (FAPEPI) e da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), parceiros na realização do projeto da UAPI.

 

Formandos representantes dos mais de 60 polos da UAPI se reúnem para solenidade de colação de grau.

“Eu espero que os frutos dessa graduação, ofertada através da UESPI, possam contribuir para o desenvolvimento da nossa cidade, Domingos Mourão. Por ser uma cidade pequena, o curso de administração acaba sendo pouco procurado, mas acreditamos no potencial que nosso município tem e buscamos essa graduação para poder nos capacitar com o intuito de colaborar no crescimento da cidade. Para mim, pessoalmente, foi uma conquista muito grande, superação e motivo de orgulho”, relata a mais nova administradora Maria Rodrigues.

As irmãs formandas Maria Angélica Rodrigues e Nara Angélica Rodrigues acompanhadas de seus familiares durante a solenidade.

Maria Rodrigues e sua irmã, Nara Angélica Rodrigues, colaram grau juntas e fizeram um plano de negócios de uma empresa de eventos como Trabalho de Conclusão de Curso. Nara ressalta que a Universidade Estadual do Piauí, através da UAPI, representou um abrir de portas para ela e sua irmã que hoje entregam alegria dupla para sua família, que esteve presente na solenidade. “Nós que moramos em cidades pequenas muitas vezes não temos como pagar uma faculdade particular e a UESPI, através da UAPI, foi fundamental no processo da nossa formação e na realização do sonho de obter a primeira graduação de ensino superior”, destaca a Nara Angélica.

Em sua fala, o reitor da Universidade Estadual do Piauí, professor Evandro Alberto, falou da alegria de poder entregar mais de 658novos administradores à sociedade piauiense e de sua certeza que os recém graduados serão agentes transformadores na vida de muitas pessoas atuando na profissão em que agora estão devidamente habilitados.

Professor Evandro Alberto, reitor da UESPI, proferindo discurso aos formandos e familiares.

“Tenho certeza que com esta emancipação que o ensino superior permite na vida de cada um, as vidas dos novos administradores e de suas famílias serão transformadas. Para que hoje esses formandos estivessem aqui foi preciso que houvesse pessoas realmente comprometidas com a educação, com a sensibilidade de abraçar esse projeto como a equipe comprometida com o projeto da UAPI abraçou. Nosso objetivo a partir de agora se volta para poder ofertar novos cursos, pois o Estado do Piauí merece cada vez mais esse compromisso. Que os novos administradores tenham orgulho do diploma que estão recebendo através da Universidade Estadual do Piauí, uma instituição forte que tem compromisso com a transformação de vidas em todo o Estado do Piauí e pertence a todos os piauienses”, coloca o reitor Evandro Alberto.

Dejanildes Cabral Ribeiro, juramentista da turma, é do polo de Palmeirais e comentou que foi uma honra ser escolhida para representar todos os formandos nesse momento tão especial na vida deles, sobre a importância da solenidade e a gratidão que tem a oportunidade de concluir um curso de ensino superior através da UESPI. “A Universidade Estadual do Piauí mudou a minha vida e a de todos os meus colegas que estão aqui hoje nesse momento. Estou muito realizada em estar colando grau em administração e, principalmente, por ser um diploma expedido através desta instituição”, comemora Dejanildes.

Dejanildes Cabral Ribeiro, juramentista da solenidade de colação de grau.

Com um discurso forte e cheio de emoção, o orador da turma, José Onecifro de Sousa, relatou sobre a grande emoção de conseguir entrar em um curso de graduação. Ele agradeceu a todos coordenadores, tutores, professores e todos os profissionais que trabalham com muita dedicação para que os sonhos de todos os novos graduados fossem realizados.

José Onecifro de Sousa, proferindo seu discurso de orador da turma.

É muito bom olhar para trás, lá em 2017, quando mais de 10 mil candidatos concorreram a 3 mil vagas ofertadas pela UAPI. A importância da graduação em nossas vidas é medida pela nossa felicidade em viver esse momento. Nós conseguimos aprender muita coisa e não custa deixar de lembrar da importância da Universidade no seu empenho em favorecer a universalização do Ensino Superior no Piauí. Isso é, para todos os piauienses, motivo de muito orgulho, assim como todas as políticas públicas que oferecem Educação como tem que ser: pública, gratuita, de qualidade, libertadora e propiciadora de autonomia. Nós sabemos e somos provas vivas de que a educação transforma”, relata José.

A Coordenadora Geral da UAPI, professora Ana Angélica Costa, comenta que esse foi um momento muito esperado por todos os coordenadores, professores, tutores e profissionais que fazem parte da Universidade Aberta do Piauí. 

Professora Ana Angélica Costa, Coordenadora Geral da UAPI.

“Estamos formando discentes dos primeiros 60 polos que receberam o curso de graduação em Administração da UESPI através da UAPI. São mais de 658 alunos nessa primeira colação de grau, incluindo os formandos que vieram a Teresina e aos que participaram da solenidade através da transmissão nos polos. Acreditamos que esse é o primeiro passo para que possamos fortalecer mais ainda a UAPI dentro da Universidade Estadual do Piauí, um programa que vem trazendo um diferencial na formação de novos administradores do Estado”, comemora a professora Ana Angélica.

Como unidade certificadora e responsável por toda parte pedagógica da UAPI, a Universidade Estadual do Piauí seguirá comprometida com a oferta de ensino do curso superior de graduação na Universidade Aberta do Piauí. A equipe de coordenadores, professores e profissionais da UESPI segue trabalhando para poder proporcionar aos demais discentes matriculados uma formação de qualidade, pública e gratuita.