UAPI: Inscrições abertas para curso de extensão “Infor-MEI orientações práticas e jurídicas para microempreendedores”

Por Leonardo Dias

A Universidade Aberta do Piauí (UAPI) abre inscrições para o curso de extensão: Infor-MEI orientações práticas e jurídicas para microempreendedores. O curso acontecerá nos dias 22, 23, 24 e 29, 30 e 31 de março de 2022, às 19h, através do Canal do Youtube Oficial da UESPI.

Estatísticas do MEI

O MEI é o serviço ofertado para pessoas que desejam ser dono do seu próprio negocio conhecidos nacionalmente como Microempreendedor Individual ou profissional autônomo, onde deixa de ser uma pessoa física e passa a ser uma pessoa jurídica com CNPJ.

Segundo o DataSebrae a idade média de Microempreendedores é de 42 anos, sendo 15% entre 29 anos ou menos, 31% entre 30 e 39 anos, 28% entre 40e 49 anos, 26% mais de 50 anos. Entre as atividades mais frequentes estão os profissionais de cabeleireiros no ranque com 8,1%, comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 8,0%, obras e alvenaria 4,5%, e com menos porcentagem no ranque estão os profissionais do comércio varejista de produtos alimentícios em geral. Esse estudo foi feito pelo SEBRAE no ano de 2019 pelo perfil do microempreendedor individual.

Segundo dados do próprio SEBRAE 36% dos Microempreendedores começaram seus empreendimentos por querer ser independentes e outros 36% por ser o único meio da fonte de renda familiar, somente 5% dos entrevistados responderam que foi falta de opção na linha da sua formação ou  que queria trabalho.

Curso de Extensão

O objetivo do curso de extensão é proporcionar aos alunos da UAPI do Curso de Administração uma análise dos aspectos práticos e legais relacionados ao MEI- Microempreendedor Individual.
São informações imprescindíveis, pois além de estruturar o negócio é necessário entender os ditames legais que envolvem o tema.

Para a Professora Auricelia Melo, Coordenadora do curso de pedagógica da UAPI-3, o curso vai contribuir  para a atualização dos alunos que já são empreendedores. Ele explica que o curso será ministrado em uma linguagem simples, direta, para que todos possam entender a aplicação do assunto.

“As expectativas consistem em proporcionar aos alunos temas atuais que, certamente, irão complementar o conhecimento já adquirido em sala de aula e permitir, além de atualização, uma nova visão de empreendimento. Para aqueles que já são empreendedores, o curso contribui porque ficarão atualizados com a parte previdenciária, trabalhista, além de verificar novas temáticas no segmento digital para aplicarem em seus negócios”, explica.

Inscrições

O publico alvo do evento é alunos da Universidade Aberta do Piauí. A certificação tem como carga horária 60h. A frequência para todos os participantes do evento será feita através de formulário exibido no chat com um questionário em cada encontro.

Para se escrever no curso de extensão basta preencher o formulário disponibilizado pela organização do evento.

Programação

Segue a grade de programação do curso de extensão: Infor-MEI orientações práticas e jurídicas para microempreendedores com todas as ministrantes.