UAPI entrega mais 13 polos em cidades no interior do Piauí

Por Vitor Manoel

A Universidade Aberta do Piauí (UAPI) inaugurou durante o mês de março, 13 polos espalhados por diferentes cidades no interior do Piauí. Os polos foram introduzidos dentro das escolas da Rede Pública de Ensino com todo o suporte pedagógico, tecnológico e com a estrutura adequada para a boa qualidade do ensino.

A UAPI é um programa de ensino que possui como objetivo o desenvolvimento da educação superior, com o foco de levar cursos para as cidades do interior do estado do Piauí. O programa fomenta o desenvolvimento educacional, oferece cursos superiores, tecnológicos, de pós-graduação e de extensão, ajuda a diminuir as desigualdades das ofertas de ensino superior em diferentes regiões do Estado, além de estimular o desenvolvimento de pesquisas e de metodologias inovadoras.

Em 2017 houve o início da primeira etapa e a abertura de 60 polos, em 2018 a segunda etapa garantiu mais 60 polos. Em 2021 atingiu a universalização do ensino superior em todos os municípios piauienses, por meio da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e das demais instituições de Ensino Superior (IES) públicas. Os núcleos entregues em março de 2022 abrangem as cidades de Amarante, Brasileira, Buriti dos Montes, Campo Grande do Piauí, Capitão de Campos, Curral Novo do Piauí, Massapê do Piauí, Isaías Coelho, Parnaguá, Patos do Piauí, Bela Vista do Piauí, Prata do Piauí e Sigefredo Pachêco.

O curso de Bacharelado em Administração em foco em empreendedorismo oferecido pela UAPI contempla uma formação sólida nas teorias administrativas e dá importância ao desenvolvimento de competências necessárias ao bom desempenho profissional do administrador, além de formação generalista, permitindo definir um perfil de administrador moderno, capacitado a planejar, organizar, dirigir e controlar ações de mercado. A concepção do Curso de Bacharelado em Administração está voltada para a formação de egressos (Bacharéis em Administração) capazes de atuar proativamente no mercado nacional.

O curso visa capacitar, tecnicamente e cientificamente, a formação de profissionais especializados na Administração, tendo como eixos integradores a sustentabilidade, o empreendedorismo, a inovação tecnológica e a formação humana. Segundo a coordenadora Ana Angelica inaugurar mais alguns polos da UAPI no interior do Piauí é uma formalização do compromisso assumido para levar a educação superior de qualidade, através da UESPI, para centenas de municípios.

“Ofertando o curso de Administração, que tem como foco o empreendedorismo, nosso aluno tem formação voltada para o mercado empreendedor, e será capaz de criar novos negócios com base nas oportunidades que cada município apresenta. Isso também fortalece o seu interesse em permanecer no seu lugar de origem e promover, de alguma forma, o desenvolvimento do mercado local”, ressalta ela.

A UAPI