UESPI

Brasão_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Brasao_Pi_h-1

Turismo UESPI: curso realiza “Fórum de Turismo Sustentável” em Pedro II

Por Anny Santos

Com o intuito de fomentar os princípios da Sustentabilidade Ambiental e Social, além da temática de segurança na operação turística, o curso de Turismo da UESPI em parceria com o Governo do Estado do Piauí, Sebrae e a Prefeitura de Pedro II, realiza o “Fórum de Turismo Sustentável” em Pedro II, nos dias 14 e 15 de abril.

O público-alvo é o “trade turístico” como um todo, que envolve empresas de hospedagem, bares e restaurantes, Centros de Convenções e Feiras de Negócios, agências de viagens e turismo, empresas de transporte, lojas de suvenir’s e todas as atividades comerciais periféricas ligadas direta ou indiretamente a atividade. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até sexta (14), na Associação de Guias de Pedro II (ACONTUR) e na Secretaria de Turismo de Pedro II.

Segundo a professora Ana Angélica Costa, Coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos em Turismo (NETUR), o Piauí tem forte vocação para o turismo de natureza, pois detém mais de três milhões de hectares protegidos por meio de Unidades de Conservação, onde 12,5% do seu território é composto de Parques Nacionais, Parques Estaduais, Áreas de Proteção Ambientais, Floresta Nacional, dentre outros, tornando-se um polo de atração em potencial para o desenvolvimento do ecoturismo.

“Entre os locais do Piauí em que são desenvolvidas atividades turísticas, destaca-se o município de Pedro II. Comumente chamado de Terra da Opala, a região é dotada de atrativos naturais e culturais relevantes, com ênfase em seus mirantes, trilhas, cachoeiras e casario histórico. Destaca-se, ainda, pelo seu artesanato em tapeçaria, joalharias de opala e pelo Festival de Inverno, configurando-se, então, como um município com forte apelo para o desenvolvimento do turismo”.

Com vistas nestes aspectos, esta importante região turística foi escolhida para sediar o 1º Fórum de Turismo Sustentável do Piauí, que ao trazer palestrantes de renome nacional, será um forte vetor de desenvolvimento do turismo do Estado sob a vertente da Sustentabilidade.

Um dos principais objetivos do evento é levar conhecimentos acerca do desenvolvimento sustentável, que contempla aspectos de fomento a uma distribuição econômica de forma mais igualitária, a busca por uma maior equidade social e o empenho de promover a conservação da natureza. Além disso, busca fomentar as boas práticas das atividades turísticas associadas com a conservação ambiental e contribuir para a divulgação e desenvolvimento do Piauí sob a égide da sustentabilidade.

Luciano Uchôa Fraga Leitão, aluno do 8º período de Turismo e Coordenador Discente do Fórum, ressalta que o evento também serve de estímulo para a produção acadêmica, ampliando conhecimentos e experiências. “Além de servir como um estímulo dessa produção, os alunos passam a se interessar na realização e participação de outros eventos e atividades durante a formação, o que é, de fato, muito importante”.

Ana Angélica Costa destaca, ainda, que a realização do projeto propõe “jogar luz” sobre a necessidade da realização da atividade turística de modo ético e responsável, contribuindo, portanto, para as diretrizes do desenvolvimento sustentável, bem como para a Agenda 2030 da ONU. Ao trazer experiências de turismo aplicadas em quatro Estados (Bahia, Piauí, Pernambuco e Ceará), o evento terá forte repercussão e servirá de indutor às boas práticas da atividade.

Saiba mais acessando o Instagram @aconturpedroii ou entrando em contato pelo WhatsApp (86) 9 9907-8808.

Confira a programação: