Setor de Avicultura da UESPI recebe melhorias para a prática dos alunos de Zootecnia

Por Vitor Gaspar

Alunos e professores do curso de Zootecnia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) realizam ações para a disciplina de Avicultura durante a reativação do setor, no Centro de Ciências Agrárias (CCA).

Equipe reunida do setor de Avicultura

A reativação do setor tem como objetivo promover aos alunos a parte prática depois da teoria apreendida em sala de aula durante o andamento da disciplina de Avicultura.

O processo de reativação foi iniciado há 60 dias em toda a sua estrutura. Segundo a Prof. Débora Carvalho, titular da disciplina, as atividades já estão bem avançadas e existe a perspectiva de que nos próximos dias o setor já conte com a presença de alguns animais para as práticas dos estudantes. Além disso, a docente ressalva a importância dessa realização.

Trabalho sendo realizado

“Através desse setor, os alunos terão acesso direto aos animais, então eles vão conseguir fazer essa associação da teoria com a prática, aprender a manejar esses animais, entender as particularidades de acordo com cada fase de criação, compreender como é feita a limpeza e a desinfecção das instalações, dentre outros vários pontos”, comenta a docente.

Segundo Francivaldo Sousa, aluno do 8° Bloco e que está cursando essa disciplina, a realização desse trabalho gera um sentimento de satisfação e espera que a reativação do local proporcione o melhor aprendizado para os estudantes do curso. “Para a nossa turma a contribuição é enorme, já que quando estivermos formados vamos nos deparar com várias realidades, então quando a gente já sabe como funciona os procedimentos e, literalmente botando a mão na massa, temos a oportunidade de termos melhores tomadas de decisão”.

Mais uma imagem do trabalho de reativação sendo realizado

O que é Avicultura e qual sua importância para a economia brasileira?

A avicultura é uma atividade que se baseia na criação de aves com a finalidade de produzir alimentos, principalmente carne e ovos. O frango se destaca entre as principais espécies criadas, além de outros como perus, patos, gansos, codornas e avestruzes. Esta atividade se divide em áreas, estando entre as principais a Avicultura de corte e postura.

Atualmente, segundo o EMPRAPA, o Brasil aparece na terceira posição na produção mundial de carne de frango e já há muitos anos é o maior exportador, sendo os principais destinos de produção para a Ásia, África e União Europeia. Além disso, a produção de ovos no país longo de 2020 chegou aos 47,2 bilhões de unidades.

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) e compilados pela Confederação da Agricultura e Pecuária no Brasil (CNA), essa atividade foi umas das maiores geradores de emprego, em 2020, com 5.993 vagas geradas ao longo do ano.

Bacharelado em Zootecnia

O Zootecnista atua na administração de propriedades rurais tais como fazendas, granjas e haras, podendo ainda atuar em empresas de projetos agropecuários, em agroindústrias (indústrias 44 de rações, produtos biológicos e outros insumos para animais), órgãos públicos como agente de desenvolvimento rural, empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica. Também pode atuar, de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.