Setembro Amarelo: Uespi promove ações em apoio a campanha

Por Anny Santos

O Setembro Amarelo é uma campanha de valorização a vida, em prevenção ao suicídio, que objetiva conscientizar as pessoas em relação aos cuidados com a saúde mental. Pensando nisso, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), através da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX), da Pro-Reitoria de Administração e Recursos Humanos (PRAD) e do Serviço de Psicologia da instituição, promove ações e palestras em apoio a iniciativa.

O serviço de Psicologia da UESPI, conduzido pelas psicólogas da nossa UESPI, Juma Frota, Mariane Siqueira e Sara Noara, situa-se no Campus Poeta Torquato Neto, em Teresina, é gratuito e disponibiliza um atendimento especializado para acolher estudantes, servidores, técnicos e docentes da universidade.

Para a Psicóloga Mariane Siqueira, a campanha do Setembro Amarelo é importante para difundir ainda mais a ideia dos cuidados relacionados a saúde mental, não somente no mês de setembro, mas ao longo de todo o ano, atuando para desmistificar os tabus referentes a saúde mental. Além disso, a campanha possibilita reduzir os preconceitos e sensibilizar a população sobre temáticas importantes.

“Uma campanha nessa proporção mobiliza muitas entidades, que por sua vez, que mobilizam muitas pessoas e promovem uma maior visibilidade para os cuidados que devemos adotar em nossa sociedade. É necessário que a população entenda que devemos cuidar da nossa saúde mental também e não apenas da física. A iniciativa torna visível os dispositivos disponíveis que servem para ajudar essas pessoas, os meios por onde podem recorrer e buscar ajuda”, destaca Mariane Siqueira.

Ações para a campanha

No dia 27 de setembro ocorre a palestra “Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio”, ministrada por Késia Mesquita, escritora, palestrante, idealizadora da ONG Centro Deborah Mesquita, no auditório do NEAD, de forma presencial, as 10 horas. Além disso, no dia 28 de setembro acontece uma ação de sensibilização com a distribuição de informativos sobre os dispositivos em saúde mental disponíveis para se buscar ajuda, para a comunidade acadêmica e para a comunidade externa.

Atendimentos

O Serviço de Psicologia da UESPI atua em três modalidades, sendo o aconselhamento individual, agendado através do WhatsApp, o atendimento presencial, no campus de Teresina, e os grupos terapêuticos.

Número para agendamentos: (86) 9 9498-5419

Instagram: uespiservicopsicologia