Semana do calouro conta com bate-papo entre alunos e egressos

Por Vitor Manoel

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) promoveu bate-papos entre alunos e egressos na Semana do Calouro. As conversam seguiram troca de experiências, oportunidades e curiosidades sobre a instituição. As transmissões estão disponíveis no canal do YouTube UespiOficial.

Egressa e aluno do curso de Biologia de Parnaíba trocando experiências

Na primeira participação, o evento recebeu um egresso e um calouro do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Prof. Alexandre Alves de Oliveira, em Parnaíba. A egressa do curso, Roseane Oliveira, conversou com o aluno Felipe Matos, do 2º período,  sobre sua experiência na graduação, atividades  e contando suas motivações para seguir na carreira como Bióloga. Segundo ela, na graduação os professores variam a especialidade, alguns preferem Zoologia, outros preferem a parte da Genética o que torna o curso bastante abrangente, além dos vários projetos que já motivam o aluno desde o início a querer emergir na área da pesquisa, na área da docência.

Egresso do curso de Direito de Teresina conversando com calouro do campus Clóvis Moura

Outro bate papo com Egresso aconteceu entre discentes do curso de Bacharelado em Direito, campus Clóvis Mora, em Teresina. O calouro Francisco Augusto interagiu com o egresso André Batista. Francisco relata que escolheu Direito porque sempre teve mais afinidade com a área de Humanas e notou a gama de oportunidades que a área oferta. André Batista elogiou a escolha comentando que alunos cursando o ensino médio visam cada vez mais ingressar no setor, trazendo a curiosidade de que ele não tinha direito como primeira opção.

“Confesso que no ensino médio, eu não tive muita convicção do que queria e, curiosamente, tinha mais afinidade com áreas da Natureza, como Biologia, Física e Química e até mesmo tentei avançar no curso de Odontologia, porém não tive êxito. Direito foi minha segunda opção e acabou dando muito certo, gostei das aulas, conclui os estudos e, hoje, não me vejo fazendo outra coisa”, afirmou o egresso.

Conselhos Superiores da UESPI

No terceiro dia de atividades da Semana do Calouro participaram representantes da Ouvidoria e Assessoria de Comunicação da Universidade com o objetivo de esclarecer tudo sobre os serviços disponíveis para toda a comunidade acadêmica. Com destaque na Semana do Calouro, a participação de  Conselheiras da Universidade, que falaram sobre a atuação dos Conselhos Superiores, em especial, o Conselho de Pesquisa em Extensão (CEPEX), com  a Profa. Dra. Josiane Silva, representante do Campus Heróis do Jenipapo,  e a Representante dos Servidores Técnicos no Conselho de Administração e Planejamento (CONAPLAN), Natália Nunes.

Representantes do CEPEX e do CONAPLAN explicam o funcionamento dos conselhos.

A programação da Semana do Calouro segue até quinta-feira (28) com mais bate-papos entre alunos e ex-alunos, além da apresentação do grupo de Teatro.

Confira o que já rolou no evento: