São Raimundo Nonato: Professor da UESPI lança dois livros

Por Leonardo Dias

O Professor do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Ariston Dias Lima na cidade de São Raimundo Nonato, Genesis Naum Farias lançou na semana passada 02 (dois) dois romances, no Espaço Cultural Banco do Brasil na cidade de Petrolina.

Professor Genesis Naum Farias

As obras são: Romanceiro do Sertão Profundo e A Vida Vertiginosa do Cavaleiro Joaquim Naum. Os livros abordam a temática da escravidão no sertão do Brasil Colônia e o processo de independência de Portugal. O primeiro enfatiza os horrores preteridos pela sociedade patriarcal rural brasileira. Já, o segundo livro, aborda os efeitos nocivos causados pela peste bubônica que se alastrava pelo continente europeu.

As obras foram escritas no período da pandemia e sinalizam a importância da nossa universidade no campo das publicações. Nelas, o pedagogo de formação buscou descrever os diferentes momentos da história do Brasil e do mundo em mais uma inciativa creditada pelo trabalho de pesquisa e pela extensão desenvolvida na UESPI.

“O Romanceiro do Sertão Profundo é uma história completamente diferente. É uma novela de cavalaria que se passa no sertão baiano em plena Revolução dos Alfaiates de 1798, que ocorre na Capitania da Baía de Todos os Santos, como era conhecida a Bahia naqueles tempos. Enfim, o romance é um misto de realismo fantástico com pesquisa documental e histórica, mas é ficção e como ficção, tem um começo um meio e um fim”, relatou o autor.

Já em A Vida Vertiginosa do Cavaleiro Joaquim Naum, o escritor ressalta que “As cenas são quixotescas. O cenáculo é Aljubarrota. A guerra era pela independência do povo português e, a morte rondava na espreita de tudo tragar. Nessa batalha, o homem se viu entrincheirado diante do fáustico declínio da existência. A Peste Negra amealhava os vivos e lastreava sua senda sombria numa paisagem já bastante consumida pela febre das calmarias, pela fome e pelas deformações na feia confusão criada pelos homens de sangue e honra”, disse.

O lançamento aconteceu na última sexta-feira (17) no Espaço Cultural Banco do Brasil, o lançamento fez parte das comemorações que celebram as relações entre os dois países, promovida pelo Banco do Brasil na cidade de Petrolina no estado do Pernambuco.

O professor Genesis Naum de Farias destaca que o evento é iniciativa do Núcleo de Estudos Foucaultiano na sua fala ele trás o papel da universidade nesta empreitada. “Essa tentativa de caracterizar o efêmero e dotar o cotidiano com alguma realeza simbólica faz com que a nossa UESPI se destaque e dê passagem a um novo tempo”. Ressalta o professor.

Livros

Para adquirir os exemplares basta solicitar ao autor através do e-mai: genesisnaumfarias@gmail.com