Residentes de Educação Física produzem cartilha sobre Exercícios físicos em casa

Por Leonardo Dias

As residentes do curso de Licenciatura em Educação Física, Maria Vitoria Lacerda e Larissa Nunes da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) do campus Torquato neto em Teresina, produzem cartilha de Exercícios em casa para promover a conscientização dos adolescentes da importância da prática das atividades voltadas para o corpo.

Frente às dificuldades enfrentadas pelo programa de residência pedagógica por conta do distanciamento social e com a restrição de circulação de pessoas ambos provocados pelo momento pandêmico ocorridos nos últimos anos, as alunas do curso tiveram a iniciativa de preparar o material e disponibilizar aos alunos, como uma forma de se manterem sempre presentes.

A professora orientadora do projeto Doutora Kátia Magaly Pires Ricarte fala que a cartilha aborda um conteúdo paralelo aos conteúdos curriculares da disciplina de Educação Física. Além de estreitar a relação professor e aluno, incentiva a cultura do movimento e promove a educação saudável por meio das informações que ultrapassam a sala de aula.

“Disponibilizar uma cartilha de exercícios nesse período de distanciamento, aproxima o professor do aluno, propõe melhorias no condicionamento físico sob orientação profissional e elevam as chances de internalizar no discente a concepção da importância de se movimentar diariamente. A orientação é contínua e com a intervenção efetiva das preceptoras, a aplicação da metodologia ativa complementar funciona”, explica a professora orientadora.

Cartilha

A cartilha traz dicas de exercícios seguros como a Importância do treino de força, Benefícios do Alongamento, Aquecimento, Alongamentos de Membros Inferiores, Alongamentos de Membros superiores, Exercícios para os membros inferiores, Aquecimento de Membros INF e SUP, Exercícios para os membros inferiores, Exercícios para os membros superiores, Materiais Alternativos e Exemplos de Treinos.

Além de trazer dicas para a realização de um exercício seguro, mostrando os benefícios e importância do treino, do alongamento e aquecimento durante a atividade física.  E na cartilha ainda possuí exemplos de matérias alternativos e acessíveis para os alunos realizarem as práticas.

Uma das residentes do projeto aponta o sedentarismo entre os adolescentes como uma das principais realidades vivida hoje principalmente com advento da pandemia e consequentemente o isolamento, ela aborda também a sua realização pessoal e profissional diante de todo material construído nessa cartilha.

“Uma opção mais prática e mais acessível para aqueles que não possuem condições de pagar uma academia, por exemplo. E nela há instruções e demonstrações através de imagens dos exercícios que devem ser realizados, tendo a orientação necessária dos profissionais de Educação Física. particularmente nossa realização profissional e pessoal está em poder contribuir dessa forma a manter esses jovens em movimento, em atividade corporal, os auxiliando a melhor em outros âmbitos de suas vidas: pessoal, emocional e social”, disse a aluna Maria Vitoria Lacerda.

Confira a cartilha completa.